Lamego volta a receber o festival literário “Lamego Cidade Poema”
O festival literário “Lamego Cidade Poema” promove, este ano, três dias de diálogo e de proximidade entre os autores e a sociedade para tentar perceber a verdadeira influência da literatura clássica nos dias de hoje.
A sua oitava edição, foi cuidadosamente desenhada para celebrar a literatura e os escritores, convidando o público a assistir a sessões de teatro, conferências, debates e concertos declamados.
O festival “Lamego Cidade Poema” é um projeto que nasceu junto dos estabelecimentos de ensino do concelho e dos seus alunos. “A arte tem o poder inabalável de mudar a consciência das pessoas e transformar a sociedade. Queremos despertar o gosto pela leitura e incentivar os alunos a escreverem e a produzirem poesia”, afirmou o curador Rui Rodrigues, na Sessão de Abertura realizada no Teatro Ribeiro Conceição. Desde a sua edição de estreia, este festival literário assume-se como um importante espaço de encontro e de troca de experiências entre autores e leitores.
A conferência “Fortuna, Caso, Tempo e Sorte – Biografia de Luís Vaz de Camões” iniciou com “chave de ouro” a maratona de atividades levadas a efeito. Isabel Rio Novo explicou o processo de construção da biografia que dedicou ao autor d´ “Os Lusíadas”.
Organizada pelo Município de Lamego, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lamego e a Rede de Bibliotecas Escolares, este festival literário tem a curadoria de Rui Rodrigues e de José Pedro Leite.
Fonte: www.cm-lamego.pt