União de freguesias Cepões, Meijinhos, Melcões

cepoesfigueira

Cepões – Na vizinhança da cidade de Lamego, surge a freguesia Cepões que outrora teve o nome “Seponis”. Na igreja matriz pode apreciar uma escultura de madeira estofada, do século XVII, da invocação de Santa Maria de Cepões, ainda que mutilada (falta o braço esquerdo ao Menino que traz ao colo), deixa qualquer um deleitado pela simplicidade que irradia.

Meijinhos – Considerada como uma das aldeias mais antigas do concelho de Lamego, Meijinhos é referenciada nas Inquirições de D. Afonso III em 1258 como reguengo (“terras pertencentes ao rei e das quais recebia dízimos”). Ainda em 1574, no livro das Igrejas e Capelas do rei, Meijinhos é mencionada como uma das poucas terras que pagava dízimos à coroa, ou seja: 450 medidas de pão, 100 de vinho e 600 de castanha. Em 1834, Meijinhos foi do concelho de Lazarim, passando para Tarouca a que esteve sujeita até 1896. A partir desta data a até hoje, é uma das freguesias do concelho de Lamego.

Melcões – Melcões foi das primeiras vilas do concelho de Lamego, por isso muitas vezes castigada pelos ataques dos visigodos que a tentar dominar várias vezes. Existem vários monumentos megalíticos junto ao Talefe, resultantes das sucessivas invasões que esta agora freguesia sofreu. Este local é também considerado um dos pontos estratégicos do CTOE (Centro de Tropas de Operações Especiais), de onde se podem apreciar as vastas paisagens circundantes que deslumbram qualquer visitante da freguesia. A Igreja Matriz é uma das suas maiores atrações, toda ela construída em pedra e com três altares no seu interior.

População Residente: 860 habitantes (censos 2011) – Cepões | 86 habitantes (censos 2011) – Meijinhos | 125 habitantes (censos 2011) – Melcões
Festas e Romarias: S. Brás, Senhora da Piedade, S. Silvestre, Senhora da Lapa
Principais atividades económicas: Horticultura, Pastorícia, Produção de vinho e castanha, Pequeno Comércio
Localização: Dista a 5 kms da cidade de Lamego

Junta de Freguesia
Presidente: António Manuel dos Santos Rodrigues
Telefone: 254 655 222
Fax: 254 655 222
E-mail: junta.cepoes@mail.telepac.pt
Sítio eletrónico: Não dispõe

 

2014 Powered By Wordpress, Goodnews Theme By Momizat Team