Coro da Santa Casa vive jornada única em Roma
Uma viagem memorável! O Coro da Santa Casa da Misericórdia de Lamego atravessou, pela primeira vez, a fronteira numa peregrinação à cidade de Roma que levou os coralistas a assistirem à missa dominical presidida pelo Papa Leão XIV, na Praça de S. Pedro, e a cantarem na Igreja de Santo António dos Portugueses.
Acompanhados por alguns familiares e pelo Provedor António Carreira, viveram dias intensos de emoção e júbilo por se encontrarem na capital da Cristandade, envolvidos por um ambiente de espiritualidade que inspira peregrinos e viajantes desde há séculos.
Durante a estadia, a comitiva lamecense visitou alguns dos locais mais emblemáticos da arte e da arquitetura da capital italiana. “Vivemos momentos marcantes que nos tocaram de uma forma única e fortaleceram a nossa Fé. Testemunhámos a grandiosidade arquitetónica de Roma e do Vaticano, numa viagem que foi uma experiência que misturou devoção e contemplação. Foi um prémio justo para um Coro que, ao longo dos anos, se transformou num pilar cultural do concelho de Lamego e da região do Douro”, fundamenta António Carreira, acrescentando que esta peregrinação também foi um estímulo para o Coro continuar a missão de cantar a liturgia, com dignidade e elevação, na Igreja das Chagas.
Na Igreja de Santo António dos Portugueses, o Coro da Misericórdia foi recebido de braços abertos pelo Monsenhor Agostinho Borges. Durante a eucaristia, cantou o tema “Anima Christi”, um hino de oração do compositor Marco Frisina, que foi acompanhado pelo maestro e organista Joel Valente. Neste local, também assistiram ao concerto do grande órgão, com mais de 2500 tubos, pelo organista Polaco Andrzej Chorosinski, que interpretou várias obras de reputados compositores, como Johann Sebastian Bach; A. Vivaldi e Franz Schubert. Este templo religioso dedicado à comunidade portuguesa possui uma importante tradição musical e é palco regular de concertos de música sacra.
No roteiro da viagem a Roma, também se destacou a visita efetuada ao Pontifício Instituto de Música Sacra, instituição académica onde estudaram reconhecidos músicos nacionais e internacionais, e a passagem pela Porta Santa na Basílica de São Pedro, oportunidade para o Coro cantar em uníssono o Hino Oficial do Jubileu.
Fonte: www.scmlamego.pt/noticias