Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Museu de Lamego recebe núcleo da 7ª Bienal de Gravura do Douro

7ª edição da Bienal de Gravura do Douro chega ao Museu de Lamego no próximo dia 10 de agosto. Com um caráter eminentemente internacional, este é um evento que reúne gravuras de todo o mundo e onde a contemporaneidade promete criar diálogos improváveis com os espaços e coleções.

Museu de Lamego recebe núcleo da 7ª Bienal de Gravura do Douro

Considerado um dos maiores eventos de arte gráfica do mundo, a Bienal de Gravura vaiestender-se por todo o Douro, palco que a viu nascer e no qual surge naturalmente alicerçada. Na edição deste ano, 1200 obras, de 530 artistas, de 71 países de todos os continentesestarão em exposição em Lamego, Salzedas, São João de Tarouca, Ucanha, Alijó, Foz Coa, Régua, Favaios, Sabrosa e Vila Real.

Neste contexto, o Mosteiro de Santa Maria de Salzedas e, pela primeira vez, o Mosteiro de São João de Tarouca e Ponte Fortificada de Ucanha, em Tarouca, acolhem três núcleos da Bienal proporcionando, aqui também, um interessante diálogo entre as gravuras e os espaços.

Com curadoria de Nuno Canelas, a 7ª Bienal de Gravura do Douro, uma iniciativa do Núcleo de Gravura do Grupo Recreativo e Cultural de Alijó, volta a constituir-se como umaoportunidade de apreciar o que de melhor se tem feito no mundo ao nível da gravura.

Como assinala o também diretor da Bienal, “assumindo a responsabilidade de ser a única Bienal de obra gráfica do país, a sua evolução desde a sua origem em 2001, colocam-na hoje num patamar inimaginável a par das mais importantes Bienais do mundo”. E, a comprovar, Nuno Canelas salienta as exposições de homenagem a artistas mundialmente reconhecidos como Antoni Tàpies, Paula Rego, Vieira da Silva, Octave Landuyt, Gil Teixeira Lopes, Nadir Afonso, David de Almeida, Bartolomeu dos Santos, entre outros.

Referência maior para o Douro, a 7ª Bienal de Gravura do Douro ficará patente até ao próximo dia 31 de outubro.

Fonte: www.museudelamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :