Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Câmara de Lamego apoia defesa da produção de castanha

A produção de castanha tem uma assinalável importância em Lamego como atividade económica complementar para muitos agricultores. Consciente dos problemas que o setor atravessa, devido ao desenvolvimento de pragas que ameaçam a produção, nomeadamente a vespa das galhas, a tinta e o cancro do castanheiro, o Município de Lamego vai desenvolver uma candidatura com vista à concessão de apoios financeiros para a adoção de medidas de combate a estas pragas.

Câmara de Lamego apoia defesa da produção de castanha

Integrando, desde 2015, o BIOVESPA, como membro fundador, esta autarquia associou-se à Refcast – Associação Portuguesa da Castanha na promoção de uma candidatura conjunta aos apoios do programa PDR2020, Operação 8.1.3. para o combate às doenças que afetam o sistema florestal do castanheiro.

Este projeto prevê a realização de tratamentos fitossanitários específicos, e posterior monitorização, para as três principais doenças, assegurando financiamento em 85%. Os produtores e proprietários de soutos nas freguesias do concelho de Lamego, consideradas como de prioridade elevada e muito elevada, definidas pelo ICNF, devem manifestar o seu interesse, comunicando à respetiva junta de freguesia ou dirigindo-se ao Serviço de Veterinária Municipal da Câmara de Lamego, até ao dia 12 de julho, fazendo-se acompanhar da seguinte documentação:
1) Identificação do proprietário: nome, morada, estado civil, telefone, mail, cartão do cidadão, número de identificação fiscal;
2) Identificação da parcela a intervir: localização, área, no artigo da Matriz, nº de registo na Conservatória do Registo Predial, e o documento ortofotográfico da parcela (P3).

As freguesias consideradas elegíveis, de acordo com a sua prioridade, são as seguintes:
Prioridade Elevada: Ferreiros de Avões, Figueira, Lalim, Lazarim e União de Freguesias de Cepões, Meijinhos e Melcões;
Prioridade Muito Elevada: União de Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem, Avões, Britiande, Penajóia, Várzea de Abrunhais, Vila Nova Souto D ́El-Rei, Lamego (Almacave e Sé) e União de Freguesias de Bigorne, Magueija e Pretarouca.

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :