Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Vídeo – Congresso sobre Direitos Humanos em Lamego

A cidade de Lamego acolheu, durante quatro dias, mais de 300 congressistas que vieram ao Interior do país participar num grande encontro académico internacional que colocou em cima da mesa temas fundamentais para o futuro do planeta, estimulando novas construções de ideias e o desenvolvimento científico a partir de uma perspectiva multidisciplinar.

Vídeo - Congresso sobre Direitos Humanos em Lamego

Entre os 45 oradores do “I Congresso Global de Direitos Humanos”, estiveram presentes reitores de universidades, magistrados do Ministério Público e juízes de Portugal, Espanha e Brasil.

A sessão de abertura deste evento académico internacional contou com a presença da secretária de Estado da Justiça.

Na sua intervenção Helena Mesquita Ribeiro afirmou que o mundo precisa hoje, “mais do que nunca que as consciências estejam despertas para os direitos humanos fundamentais”.

João Paulo Bichão, membro da Comissão Organizadora, recordou que este congresso começou a ser idealizado em agosto do ano passado, em S. Luís do Maranhão, no Brasil, num encontro entre três alunos de pós-doutoramento, em Salamanca.

O bastonário da Ordem dos Advogados, também marcou presença em Lamego. Guilherme Figueiredo considera que este congresso “constitui um passo no bom sentido para dar mais atenção aos vulneráveis” e lembrou o papel do advogado.

O cónego João Carlos Morgado cita o Papa Francisco, recordando a frase: “devemos olhar o mundo a partir da periferia”, porque segundo o Pró-Vigário Geral da Diocese de Lamego: quando se olha de fora, vê-se melhor o todo.

O presidente da Câmara de Lamego lembrou que os Direitos Humanos são hoje um “património mundial”, mas, para que possam ser assegurados, é preciso ética na governança.

Recorde-se por último que foi assinado entre a Câmara de Lamego e a organização do Congresso um protocolo que assegurará a continuidade da realização de novas edições deste evento, ficando a cidade de Lamego, a partir de agora, como um símbolo mundial da promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável.

Fonte: Douro TV

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :