Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Câmara de Lamego promove a esterilização de animais de companhia

O abandono de animais de companhia e a sua proliferação na via pública tem vindo a tornar-se um dos problemas que mais preocupam o Município de Lamego. O Centro de Recolha Oficial (Canil Municipal) esgotou há muito a lotação permanente da sua capacidade para acolhimento de animais abandonados, facto que já obrigou à suspensão dos protocolos firmados com os municípios de Armamar e Cinfães para a receção temporária de animais.

Câmara de Lamego promove a esterilização de animais de companhia

Com o objetivo de ajudar a minorar os efeitos deste problema, a Câmara Municipal avançou com a concretização de um programa de esterilizações, cumprindo desta forma a obrigação legal de implementação desta importante medida que visa o controlo da população de cães e gatos abandonados e proíbe o seu abate. Assim, acabam de ser assinados protocolos com duas clínicas da região com a finalidade de poderem complementar os atos de esterilização de animais abandonados que já são prestados pelo próprio Serviço de Veterinária Municipal.

A juntar a isto, têm sido promovidas diversas campanhas de adoção responsável junto dos munícipes. Na prática e através deste procedimento, já aumentou consideravelmente o número de adoções: no ano passado, 80 cães e 25 gatos conheceram uma nova família, uma subida muito significativa em comparação com igual período do ano anterior. Para alcançar este bom resultado tem sido determinante a colaboração dos centros de atendimento médico-veterinários e de organizações não governamentais de proteção animal que estabelecem um “diálogo franco e de colaboração” com o Município de Lamego com vista à resolução de um problema preocupante.

A autarquia defende ainda que os municípios portugueses têm de ser dotados de meios financeiros adequados para a criação e modernização dos centros de recolha já existentes, com vista a “obviar a um problema muito urgente e que está a tornar-se inadiável resolver”, referiu o Vice-Presidente António Alves da Silva, durante a outorga dos protocolos com as Clínicas VET Lamego e Clínica Veterinária Douro-Sul.

Com esta forma de atuação, este Município vai ao encontro das preocupações da sociedade que atribui uma importância crescente aos animais de companhia, atendendo aos seus reconhecidos contributos para a estabilidade emocional e o relacionamento nas mais variadas classes etárias, o que constitui um fenómeno de extrema relevância social.

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :