Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Teatro e ações de sensibilização assinalam Dia da Internet Segura em Lamego

O Dia Europeu da Internet Segura conseguiu mobilizar mais de 800 alunos da comunidade escolar do concelho de Lamego que assistiram a três grandes ações que visaram um objetivo comum: lançar um alerta para as questões da privacidade e proteção de dados e apelar à utilização consciente das novas tecnologias. Assim, a 5 de fevereiro último, decorreram diversas sessões de sensibilização e de informação ligadas a estas temáticas e a apresentação de uma peça de teatro sobre bullying e cyberbullying com a participação de conhecidos atores nacionais.

Em conversa com os jovens alunos, Francisco Lopes, Presidente da autarquia lamecense, alertou que, “apesar da Internet constituir um meio muito interessante, às vezes os utilizadores expõe-se a determinados riscos ao partilharem, por exemplo, dados pessoais”. “Prevenir para a sua utilização de um modo seguro é uma responsabilidade de todos: comunidade educativa, pais, responsáveis políticos, entre outros”, sublinhou.

Sob o mote Liga-te, mas com respeitinho, o Dia Europeu da Internet Segura em Lamego divulgou em pormenor junto dos alunos, professores, pais e encarregados de educação os principais perigos associados à utilização da Internet. No âmbito da segurança nas novas tecnologias da informação, o projeto de voluntariado empresarial Comunicar em Segurança, promovido pela Fundação Portugal Telecom, veio pela primeira vez a Lamego para difundir as boas práticas na hora de utilizar a Internet e os telemóveis. Através de experiências interativas e participativas, as sessões de sensibilização foram dirigidas aos alunos do 4º ano de diversos centros escolares do concelho.

Ao início da tarde, o palco do Teatro Ribeiro Conceição também recebeu as atuações dos atores Alexandre Silva, Pedro Górgia e Vicente Morais, voluntários da Fundação Portugal Telecom, que preveniram os alunos para as questões da segurança online, especialmente para o tema do cyberbullying. De uma forma lúdica, a peça Não faças aos outros…! sensibilizou os jovens do 2º e 3º ciclos para um problema cada vez mais usual nos dias que correm.

O programa de atividades ficou completo com a realização de uma sessão de informação, no auditório da Escola Secundária de Latino Coelho, dedicada à gestão das utilizações de obras literário-musicais nos diferentes serviços que operam através dos meios digitais. Promovida pela Sociedade Portuguesa de Autores, a ação teve como orador o diretor do Departamento Jurídico deste organismo, Lucas Serra, e como destinatários os alunos do ensino secundário. Recorde-se que, recentemente, as ameaças à segurança online foram atualizadas, passando também a incluir o copyright, ou seja, a violação dos direitos de autor.

O programa que assinalou o Dia Europeu da Internet Segura em Lamego foi organizado pela Câmara Municipal, através do Espaço Internet Lamego Digit@l e do Centro de Informação Europe Direct.

Teatro e ações de sensibilização assinalam Dia da Internet Segura em Lamego

Teatro e ações de sensibilização assinalam Dia da Internet Segura em Lamego

Teatro e ações de sensibilização assinalam Dia da Internet Segura em Lamego

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :