Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego organiza evento “Restaurante EHTD-L Pop-up” sob o tema Cozinha tradicional
Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamegoorganiza evento “Restaurante EHTD-L Pop-up” sob o tema Cozinha tradicional, da sala de aula para o prato
A Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego volta a abrir, na próxima semana, o seu restaurante pedagógico “Vintage” com um evento pop-up de três dias, onde a gastronomia tradicional portuguesa é abordada através de menus completos que aliam comida reconfortante, doçaria portuguesa e vinhos nacionais. A iniciativa destaca-se por ser um projeto dos alunos e pela aposta na sustentabilidade e na criatividade dos Chefs da Escola.
A Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego (EHTD-L), abre ao público o restaurante Vintage” para o evento “Restaurante EHTD-L Pop-up”, um projeto dos alunos da escola, a realizar na próxima semana. Durante os dias 27, 28 e 29 de janeiro, os visitantes poderão degustar de três menus exclusivos, concebidos pelos Chefs da Escola, inspirado na gastronomia tradicional portuguesa e pensado como uma verdadeira viagem pelos sabores do país. A proposta inclui pratos emblemáticos como Rancho à moda de Viseu, Arroz de Cabidela, Bacalhau à Zé do Pipo e Lulas à Castro Laboreiro, assim como uma seleção de sopas tradicionais, doces e vinhos nacionais, numa harmonização requintada e respeitando as receitas de origem, mas com uma abordagem pedagógica, contemporânea e num ambiente sustentável e inclusivo.
Este projeto dos alunos de Nível 5, cursos de especialização tecnológica, insere-se na inovadora prática de aprendizagem baseada em projetos da EHTD-L. Nesta sala de aula viva, todos os alunos participam ativamente em todas as etapas do processo, aplicando em contexto real as competências técnicas e profissionais adquiridas ao longo da sua formação, sendo que a produção é assegurada pelos alunos do curso de Gestão e Produção de Cozinha em conjunto com os alunos do curso de Gestão e Produção de Pastelaria e Padaria, o serviço pelos alunos de Gestão de Restauração e Bebidas e a gestão do evento é realizada pelos alunos de Gestão Hoteleira e Alojamento.
Esta experiência gastronómica assume o formato de restaurante pop-up, um conceito que se caracteriza por funcionar de forma temporária, em datas e locais previamente definidos, muitas vezes inesperados, criando experiências gastronómicas únicas e exclusivas., num exemplo da aposta da EHTD-L na sustentabilidade, na valorização dos produtos gastronómicos e vinhos locais e o seu forte compromisso com uma formação alinhada com as boas práticas do setor da hotelaria e restauração, assim como nas exigências profissionais do mercado turístico, promovendo experiências que unem tradição, inovação e excelência.
A Escola de Hotelaria e Turismo Douro-Lamego, da rede de doze escolas do Turismo de Portugal, distingue-se como referência na formação na área de hotelaria e turismo, sendo reconhecida pelo compromisso com a promoção de práticas sustentáveis e com a formação de profissionais qualificados e formação de excelência. Este evento constitui um momento de aprendizagem prática para os alunos e a interação com a comunidade local, proporcionando uma nova experiência através do restaurante EHTD-L Pop-up.
O “Restaurante EHTD-L Pop-up” é limitado a 16 pessoas em cada dia e será realizado no horário entre as 12:30 e as 14:30 funcionará do dia 27 a 29 de janeiro. O valor do menu é de 20€.
O restaurante Vintage está localizado nas instalações da escola na Quinta de S. Carlos, Rua Visconde Arneirós, 5100-210 Lamego.
