Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Misericórdia prevê contas com saldo positivo no próximo ano

Refletindo uma gestão estável e financeiramente responsável, os Irmãos da Santa Casa da Misericórdia de Lamego aprovaram, por unanimidade, o Plano de Atividades e Orçamento para 2026 em Assembleia Geral realizada na segunda-feira (dia 17).

Misericórdia prevê contas com saldo positivo no próximo ano

A elaboração do documento procurou antecipar riscos, planear com prudência o futuro e garantir a continuidade dos serviços essenciais, preservando a missão de solidariedade e apoio aos mais necessitados.

O Orçamento do próximo ano da Misericórdia de Lamego prevê um saldo operacional positivo de 13.572,0 euros, valor que não tem em conta qualquer venda de património ou receita extraordinária de capital. É a primeira vez, desde 2012, que esta instituição prevê um resultado final positivo.

O equilíbrio das receitas e despesas de funcionamento regular, entre as quais os salários, será alcançado em simultâneo com a realização de importantes investimentos na modernização das infraestruturas e em património.

Os maiores investimentos a concretizar no próximo ano são a requalificação e modernização da cozinha (cerca de 100 mil euros), a reabilitação da capela do Lar de Arneirós (cerca de 50 mil euros) e a aquisição de uma viatura elétrica para o Serviço de Apoio Domiciliário – SAD (59 mil euros). A realização de obras de conservação na Quinta de Lobrigos e a beneficiação das instalações do SAD na Quinta do Poço também vão receber investimentos consideráveis.

Na sua intervenção, o Provedor António Carreira destacou que o equilíbrio das contas será atingido num contexto de forte reforço da vocação social da Santa Casa. Recentemente, esta instituição de solidariedade social firmou novos acordos de cooperação com o Instituto da Segurança Social que permitem que o SAD passe a ter capacidade para servir uma centena de utentes, dos quais 85 são comparticipados. Em simultâneo, acrescentou uma nova resposta social à sua oferta de serviços dirigida à terceira idade: um Centro de Dia.

“O Plano de Atividades e Orçamento reflete a nossa visão de futuro, ao mesmo tempo que reconhece as incertezas e os desafios do contexto económico e social em que vivemos. Garantimos, deste modo, que a Santa Casa possa continuar a prestar serviços essenciais com sustentabilidade, ética e dedicação aos mais necessitados. 2026 será um ano marcado pela aposta na valorização do nosso património e pela modernização das nossas infraestruturas”, garante o Provedor António Carreira.

Este dirigente deixou ainda uma palavra muito especial à “resiliência e ao empenho de todos os colaboradores” que refletem o espírito de caridade e solidariedade, em prol dos utentes. “O Plano de Atividades e Orçamento para 2026, do qual nos devemos orgulhar, apenas será executado se contar com o apoio de todos”, conclui.

Fonte: www.scmlamego.pt/noticias

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :