Apresentado o “Caminho dos Monges”
De elevado potencial turístico e económico, vai nascer o “Caminho dos Monges”, o maior em Portugal da antiga Ordem de Cister, que atravessará os concelhos de Lamego e Tarouca, através de um “corredor verde” nas margens do rio Varosa (afluente do rio Douro).
Com 42 quilómetros de distância, as duas autarquias apresentaram, este fim de semana, esta nova rota turística que pretende fomentar a economia local e proporcionar uma experiência única aos utilizadores. A abertura oficial ao público está agendada para o próximo dia 25 de março e a primeira caminhada organizada para o fim de semana de 1 e 2 de abril.
“O Caminho dos Monges” tem como missão a reabilitação de uma referência patrimonial da região, assim como a promoção e afirmação de Lamego e do Douro enquanto destino ativo, cultural, patrimonial e de natureza”, afirma o Vereador Fábio Duarte, presente na cerimónia pública de apresentação deste projeto intermunicipal que decorreu no Mosteiro de São João de Tarouca. “Não é só um caminho, é uma experiência. Um percurso onde é possível encontrar património, pontes com séculos, pontes românicas, paisagens únicas e experiências diferenciadoras”, acrescenta o Vereador José Damião, da Câmara Municipal de Tarouca.
O Caminho dos Monges, que levará os turistas a percorrer o trajeto que os monges da Ordem de Cister faziam desde o Mosteiro de S. João de Tarouca até ao Douro é financiado a 65% pela “Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior”, do Turismo de Portugal, e representa um investimento total de 457.956,24€.
Fonte: www.cm-lamego.pt
