Lamego com agenda recheada de eventos na BTL
O Município de Lamego promoveu o seu património, sabores e eventos culturais e religiosos, na edição 2025 da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL). Um dos principais destaques foi a apresentação do concurso Chefe Cozinheiro do Ano, a maior e mais antiga competição nacional de cozinha para profissionais que decorrerá, pelo terceiro ano consecutivo, em maio, no Centro Multiusos.
Os visitantes da BTL também tiveram a oportunidade de conhecer, em primeira mão, o cartaz musical do Douro & Porto Wine Festival que celebrará, mais uma vez, a música, a gastronomia e o vinho, num dos mais idílicos cenários a nível mundial, atraindo novos públicos até Lamego e à região do Douro. James Morrison estará este ano em evidência em palco. A Vice-Presidente Catarina Ribeiro falou de todas estas novidades e revelou que Lamego terá, nos próximos meses, uma programação cultural e religiosa de excelência, suscetível de agradar a todos os públicos.
O dia de sábado da BTL foi reservado à apresentação da candidatura da Procissão de Triunfo, o momento mais solene das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, a Património Imaterial da Humanidade.
Durante a realização do certame, o Vereador com o pelouro do Turismo, José Pinto, dialogou com diversos dirigentes de instituições de promoção turística e operadores turísticos para promover Lamego como destino a visitar pelo seu património natural, gastronómico e cultural: “Somos um território autêntico com condições únicas, pleno de identidade e riqueza. Queremos incrementar a atividade turística no concelho”.
O Cónego Filipe Pereira e o Cónego José Ferreira, em representação da Pastoral de Turismo da Diocese de Lamego, também apresentaram a Catedral de Lamego como polo de atração turística. Ambos deixaram um convite para a visitação do claustro superior, do Coro-Alto – recentemente requalificado com o seu núcleo museológico -, e da Torre Sineira. Depois dos trabalhos efetuados no interior, é agora possível subir a torre até ao patamar dos sinos e ter uma vista aprazível da cidade.
Durante o maior certame dedicado ao turismo em Portugal, o Padre Marcos Alvim atuou ainda no stand reservado ao “Turismo Religioso”, destacando Lamego como um dos locais de peregrinação mais importantes do país.
Os visitantes foram brindados, durante estes dias, com uma degustação de produtos típicos do concelho.
Fonte: www.cm-lamego.pt