Dia da Mulher aconselha estratégias para envelhecimento mais ativo
Dar algumas dicas sobre as estratégias que os seniores podem adotar para terem um envelhecimento mais ativo e saudável foi a principal missão da palestra “Depois dos 60: um Novo Recomeço”, que decorreu hoje no Centro Multiusos de Lamego.
A ação foi enquadrada nas comemorações do Dia Internacional da Mulher, promovidas pelo Município de Lamego e pela Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Lamego, em parceria com a delegação local da Liga Portuguesa Contra o Cancro.
Perante uma plateia cheia de mulheres que participam regularmente nos projetos municipais das áreas do desporto e lazer, as médicas Ana Rita Almeida e Adriana Soares alertaram para a necessidade dos idosos realizarem, por exemplo, rastreios oncológicos que permitam um tratamento mais eficaz em caso de deteção precoce de cancro.
As especialistas também realçaram que, durante o processo de envelhecimento, devem ser “otimizadas as oportunidades para a saúde”, através da diminuição do risco de doença ou incapacidade, da promoção do estado de saúde mental e da perfeita integração na sociedade.
Durante a palestra, a Liga Portuguesa Contra o Cancro fez uma breve exposição sobre os vários apoios que presta diariamente ao doente oncológico e às famílias. No final, a sessão encerrou animada com o Grupo de Cavaquinhos da Universidade Sénior Jerónimo Cardoso.
Fonte: www.cm-lamego.pt