Pelas pastelarias já se começam a vender os doces típicos de Natal
Em Lamego, alguns comerciantes dizem que vão manter os preços, apesar de produtos como o pinhão e os ovos estarem mais caros.
A um mês do natal, já se começam a preparar os sabores da época. Há já quem olhe para a montra e para o preço, porque as contas são importantes e sempre a somar, mas nestas pastelarias em Lamego há pelo menos a certeza que os doces típicos de natal não vão sofrer alterações.
“O exemplo dos frutos secos que desceram um bocadinho como a noz ou a amêndoa. O pinhão aumentou, ovos também aumentaram, mas nós vamos tentar superar o preços dos que baixaram com os outros e vamos tentar não aumentar o preço bolos dos bolos este ano”, explica Carlos Gonçalves do Douro Red Velvet.
“Vamos manter porque as pessoas cada vez tem menos dinheiro, mais dificuldade e nós precisamos de vender o produto”, diz Maria José Silva da pastelaria Real gastronomia.
As encomendas para a noite de consoada ainda são muitas, mas cada vez mais há quem deixe para o último dia.
“Estão a esperar que chegue mais perto da altura do natal para tentar encomendar, para saber preço também, mas há muita gente que chega aqui no próprio dia ou um dia antes e encomenda em cima da hora”, diz Carlos Gonçalves.
“Essa noite todos nós chamamos de uma noite mágica porque aqui fazem-se cerca de duas mil filhoses, mil e seiscentas rabanadas e três mil sonhos… só para terem uma ideia”, enumera Maria José Silva.
Ainda longe da azáfama da época festiva que se avizinha pelas pastelarias já vai saboreando o natal.
Fonte: https://sicnoticias.pt/pais/2024-11-27-video-pelas-pastelarias-ja-se-comecam-a-vender-os-doces-tipicos-de-natal-1753ebb9