Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Sessão em Lamego mostra estratégia do Norte para a Cultura

Lamego foi a cidade do norte do País escolhida para acolher a sessão de divulgação do Plano Regional de Ordenamento do Território do Norte, o PROT-NORTE, com foco na valorização do setor cultural.

Sessão em Lamego mostra estratégia do Norte para a Cultura

A sessão pública foi subordinada ao tema “Para um Norte Mais Atrativo e Cultural”, uma visão estratégica que tem a ambição de tornar o Norte uma Região Cultural e Criativa, Sustentável e de Excelência, no contexto ibérico e europeu. O encontro contou com as apresentações de Jorge Sobrado e Célia Ramos, vice-presidentes da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), e as intervenções de Laura Castro (Universidade Católica) e de Carlos Saraiva (Movimento 180º).

O PROT-NORTE é um instrumento de gestão territorial, que estabelece uma estratégia e um modelo territorial, com vista ao reforço da coesão e da cooperação, no qual “existe um novo e maior reconhecimento dos domínios culturais, desde logo pela articulação com o Plano de Ação Regional para a Cultural Norte 2030”. O programa consagra e reforça algumas das suas prioridades, designadamente no plano da constituição e desenvolvimentos de Redes Regionais.

Também assume que o património é propício à criação de rotas e itinerários culturais temáticos, à estruturação da oferta turística de base histórico-cultural e à criação de estratégias distintivas de desenvolvimento local e regional.

Na intervenção de boas-vindas, o Presidente Francisco Lopes sustentou que a Cultura pode tornar o território “mais apelativo”, dando o exemplo do concelho de Lamego que atrai todos os anos centenas de milhares de visitantes. “Temos uma expetativa muito grande em relação ao PROT-NORTE, nomeadamente sobre como vai estruturar o investimento a realizar em Lamego e na região. Queremos reforçar a nossa atratividade turística e focar-nos em objetivos tangíveis para colocar o património ao serviço de fins culturais e turísticos”, fundamenta.

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

1 Comments

  1. Para quando uma pequena orquestra de música clássica ? Há anos que existe uma escola de música mas os resultados são ,pouco visíveis. Concelhos muito mais pequenos como Tábua já tem um conservatório e um Prémio anual para um instrumento mas em Lamego nada se passa! Há um teatro mas falta uma Companhia que cultive a arte e eduque as populações para a mesma. Lamego retrocedeu culturalmente porque quando criança (tenho 83 anos) havia frequentemente concertos no jardim e já havia uma pequena orquestra clássica. Haja gente que dinamize nessa linda Terra a cultura para atrair mais gente para a mesma . Exigir mais um polo da faculdade em Lamego. O Presidente deve empenhar-se nessa tarefa , elevar culturalmente a cidade.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :