Francisco Lopes pede que associações e juntas contemplem todas as atividades nos orçamentos
O Executivo Municipal reuniu esta semana com os Presidentes de Junta/União de Freguesias do Concelho, dirigentes de Clubes Desportivos, Associações e Coletividades locais e Chefes de Divisão do Município de Lamego tendo como ordem de trabalhos: contributos para o Orçamento do Município para o ano de 2025; regras para Protocolos de Cooperação Técnica e Financeira, Contratos Interadministrativos e Contratos de Desenvolvimento Desportivo; pedidos de apoio pontual a Eventos, entre outros assuntos.
O Presidente da Câmara Municipal solicitou às Entidades que contemplem todas as atividades previstas, para o próximo ano, nos respetivos orçamentos, planos de atividade e cronogramas de pagamento, a fim de evitar pedidos de apoio pontual relacionados nomeadamente com cedência de espaços, oferta de refeições, policiamento, entre outros.
Francisco Lopes recordou que os apoios às Juntas de Freguesia, Associações e Clubes Desportivos são aprovados em Reunião de Câmara e publicitados semestralmente. A aprovação de apoios eventuais ao longo do ano pode desvirtuar a política de apoios ao associativismo e a transparência dos mesmos. Informou ainda que os pedidos de apoio devem ser solicitados com trinta dias de antecedência.
Em relação à Legislação que pretende prevenir eventuais conflitos de interesse, Francisco Lopes pediu que os Presidentes de Junta de Freguesia não votem os seus próprios protocolos em Assembleia Municipal para evitar eventuais conflitos de interesse.
O Município prevê atribuir mais de um milhão de euros em apoios às Juntas de Freguesia, Clubes Desportivos, Associações e Coletividades, no âmbito dos protocolos a celebrar em 2025.
Fonte: www.cm-lamego.pt