Exposição “Silvestre Pestana – Um Artista de Contraciclos” patente na Galeria Solar da Porta dos Figos
O Município de Lamego e a Fundação de Serralves inauguraram ontem a exposição “Silvestre Pestana – Um Artista de Contraciclos”, na Galeria Solar da Porta dos Figos – Casa do Artista.
Silvestre Pestana é poeta, artista plástico e performer, e é considerado uma das figuras mais radicais da arte contemporânea portuguesa.
Usando a imagem em movimento como instrumento para a ação performativa e poética, Pestana tornou-se uma das figuras pioneiras da arte vídeo em Portugal.
A partir de obras integradas na Coleção de Serralves, bem como de trabalhos pertencentes à coleção do artista, a exposição “Silvestre Pestana – Um Artista de Contraciclos” sublinha os cruzamentos entre a poesia e as artes visuais que marcam a sua prática, destacando o uso pioneiro do vídeo, da performance e da instalação no confronto entre sociedade, arte e tecnologia.
A inauguração da exposição, que contou com a presença de Ana Pinho, Presidente da Fundação Serralves, e Catarina Ribeiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lamego, é mais um evento com a marca Serralves realizado na cidade de Lamego, ao abrigo de um protocolo de cooperação estabelecido, em dezembro de 2021, entre as duas instituições.
Até dia 13 de outubro visite a exposição presente na Galeria Solar da Porta dos Figos – Casa do Artista. A entrada é livre.
Fonte: www.cm-lamego.pt