Museu de Lamego assinala o Dia Internacional dos Museus com a abertura da exposição DE PAÇO A MUSEU
Inauguração | 18 de maio, 18h30
Dedicado ao tema Museus para a Educação e a Investigação, o Dia Internacional dos Museus é assinalado pelo Museu de Lamego, a 18 de maio com a abertura de De paço a museu, uma exposição que resulta de um projeto, dos mais ambiciosos levados a efeito pelo Museu de Lamego, de investigação e da aplicação das novas tecnologias, com propósitos educativos e de divulgação do conhecimento produzido sobre a evolução do edifício onde o museu se encontra instalado, desde a sua criação, em 1917, até à atualidade.
De paço a museu parte da criação de uma narrativa em torno da memória emocional do paço convertido em museu, que que proporcione uma experiência intensa, imersiva, diferente e meticulosamente concebida e programada por forma a comunicar e ensinar, incluindo todos os públicos, independentemente das suas capacidades físicas e cognitivas, num imaginário envolvente de interação a nível intelectual e emocional.
Após a apresentação da exposição De paço a museu. Alfaias, movens e bens de raiz (dezembro 2023 – abril 2024), que rememorava o quotidiano da antiga residência dos bispos de Lamego, através de alguns objetos faziam parte do seu recheio nos séculos XVIII e XIX, a nova exposição temporária De paço a museu amplifica a visão interior do paço episcopal, para o exterior, explorando a teia de interligações do edifício com a cidade, e com as sucessivas alterações que foi sofrendo no tempo longo, desde a fundação quinhentista, passando pela reforma barroca e a moderna adaptação a museu.
Volvidas mais de cinco décadas desde a última intervenção estrutural do edifício e de revisão de toda a museografia, a exposição foi concebida no quadro das obras de reabilitação do museu em curso, assumindo-se toda a investigação envolvida como elemento essencial para a tomada de decisões em relação ao Museu que se pretende legar às gerações futuras.
Com o comissariado do arquiteto João Luís Marques e a produção da GloryBox, a exposição conta com um numeroso conjunto de entidades públicas e privadas, que colaboraram, por meio da cedência de fundos documentais (peças escritas e visuais) na investigação, a cargo de Alexandra Falcão e João Luís Marques.
Alexandra Falcão e João Luís Marques
A exposição tem entrada gratuita no dia de abertura, podendo ser visitada, excecionalmente, nessa noite, até às 24h00, no âmbito da celebração da Noite dos Museus.
* Horário de funcionamento do museu: das 10h00 às 12h30, das 14h00 às 19h30 e das 21h30 às 24h00.