Misericórdia de Lamego inaugura Lar de Idosos em dia de aniversário
A Santa Casa da Misericórdia de Lamego inaugurou esta sexta-feira, dia 19, o maior investimento de sempre realizado em mais de 500 anos de História: a reconstrução e ampliação do Lar de Idosos de Arneirós, num valor superior a 2 milhões e 400 mil euros.
A cerimónia constituiu um marco na longa existência desta instituição social e contou, por isso, com a presença, entre outras personalidades, da secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, do Presidente da União das Misericórdias Portuguesas e do Presidente da Câmara Municipal de Lamego.
Esta intervenção foi concretizada a pensar no bem-estar, qualidade de vida e conforto dos seus 70 utentes, que usufruem diariamente de acompanhamento por profissionais de excelência.
“Muitas mudanças houve ao longo da história de vida da Santa Casa. Foram muitos os eventos, as dificuldades e os sucessos destes 505 anos. Hoje é dia de festa. É o aniversário da Santa Casa da Misericórdia de Lamego. Esta unidade residencial para idosos (uma das suas 10 valências) é uma prenda que agradecemos. Mas este dia inspira-nos e estimula-nos a continuar o que a 19 de abril de 1519, ia no espírito dos seus fundadores”, afirma o Provedor António Carreira, acrescentando que este Lar está ao nível do melhor que existe em todo o país, neste género de equipamentos.
A secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes, escolheu esta instituição como o destino da sua primeira visita oficial, desde que tomou posse nas novas funções. “Hoje é um dia feliz, porque a qualidade dos serviços prestados aos idosos vai melhorar. Serviço público é o que vocês fazem. Nunca como hoje precisamos tanto de solidariedade. Este Governo quer trabalhar com o setor social para que o Estado seja diferenciador e sensível às vossas aspirações”, sublinhou.
O Presidente da União das Misericórdias e o Presidente da Câmara de Lamego também elogiaram, nas suas intervenções, as novas instalações que prometem beneficiar a população senior.
Construída no mesmo local da ala mais antiga da instituição, que se encontrava desadequada face às exigências atuais, a nova estrutura residencial da Misericórdia de Lamego possui quartos de diferentes tipologias, aquecimento central e casas de banho privativa. Os idosos têm, por isso, as condições ideais para a prestação de cuidados de enfermagem e o desenvolvimento de atividades de apoio social que contribuem para a melhoria da sua qualidade de vida.
A reconstrução e ampliação do edifício foram financiadas por recursos próprios desta Santa Casa. Contou ainda com o apoio financeiro do Fundo Rainha D. Leonor; do Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais – 3ª Geração (PARES 3.0); e do Programa Operacional NORTE 2020.
No âmbito desta intervenção, também foi renovada a lavandaria de apoio e requalificada a envolvente exterior para promover um estilo de vida saudável, ativo e lúdico. Foi criado ainda um novo parque de estacionamento para 20 viaturas.
Fonte: www.scmlamego.pt/noticias