Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Misericórdia de Lamego com resultados “melhores” do que o esperado

A Assembleia Geral da Santa Casa da Misericórdia de Lamego aprovou, por unanimidade, o Relatório e Contas de Gerência de 2023 que apresenta um resultado negativo de 16.567,16 euros, um valor ainda assim muito inferior ao inicialmente previsto (126.847,92 euros).

Misericórdia de Lamego com resultados “melhores” do que o esperado

O documento reflete o controlo rigoroso do funcionamento de cada resposta social para salvaguardar o equilíbrio económico-financeiro da instituição, sem colocar em causa a qualidade dos serviços prestados aos utentes.

“Apresentámos resultados melhores do que era expetável. O ano passado ficou marcado por condicionantes excecionais, como foi o caso da subida generalizada dos preços. No entanto, apesar disto, o trabalho desenvolvido por esta Mesa Administrativa permitiu manter elevados os nossos padrões de qualidade. Os tempos não são fáceis, mas encaramos o futuro com confiança”, explica o Provedor António Carreira.

Para além da aposta na modernização dos processos de trabalho e na formação dos recursos humanos, António Carreira também destaca a aquisição de equipamentos e a execução de alguns investimentos muito importantes que totalizaram mais de 98 mil euros, nomeadamente no Lar de Idosos de Arneirós.

O Relatório e Contas de Gerência também mereceu o parecer positivo do Conselho Fiscal.

Do lado das receitas, o documento sublinha que estava previsto que a Misericórdia de Lamego iria receber uma verba superior a 460 mil euros, no âmbito de uma candidatura ao programa PARES 3.0, o que não se concretizou. Apenas foi recebida uma verba 135.760,63 euros. O resultado alcançado também foi influenciado pela continuação dos défices crónicos registados em algumas respostas sociais, como é o caso do pré-escolar e do Centro de Acolhimento Temporário (CAT).

Com vista a introduzir melhorias contínuas na maior instituição de solidariedade social do concelho, foram implementadas mudanças no funcionamento interno, nomeadamente nas equipas de trabalho e a revisão dos regulamentos internos. Também foi concluída a renegociação de contratos com fornecedores de energia e a aquisição de bombas de calor que se traduziram em poupanças significativas.

Na reunião realizada a 22 de março, a Assembleia Geral também aprovou a constituição de um grupo de trabalho que terá como principal missão apresentar, ao final de seis meses, propostas ou sugestões para rentabilizar o espaço que foi ocupado pelo antigo Hospital Distrital de Lamego e que se encontra agora encerrado.

No final, os Irmãos aprovaram por unanimidade e aclamação um Voto de Pesar pelo falecimento do Dr. Manuel Teixeira, digníssimo Irmão e antigo Provedor desta Santa Casa, durante o período de 2008 a 2013.

Fonte: www.scmlamego.pt/noticias

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :