Município de Lamego reforça combate à vespa asiática
O Município de Lamego tem vindo a reforçar o combate à vespa velutina (asiática), uma espécie invasora que coloca em perigo as abelhas autóctones, registando um aumento significativo de desativação de ninhos.
Só no último semestre do ano passado, o Serviço Municipal de Proteção Civil procedeu à destruição de 320 ninhos, assinalados em diversas freguesias do concelho.
Estes valores refletem a crescente capacidade de resposta e intervenção com recurso a diferentes técnicas de inativação, nomeadamente a utilização de dispositivos de ar comprimido, injeção com vara de carbono e injeção direta no ninho.
A maioria dos ninhos foram localizados em árvores e edifícios. Possuem grandes dimensões – podem ter 1 metro de altura e 80 cm de diâmetro -, encontrando-se, de um modo geral, na copa das árvores.
“Caso detetem um ninho de vespa asiática, os munícipes devem comunicar esta ocorrência através do site do Serviço Municipal de Proteção Civil – www.procivlamego.pt -, juntando sempre que possível uma fotografia ou através do 254 609 600. A autarquia ativará, de imediato, os meios necessários para promover a sua inativação em segurança”, garante o Vereador Fábio Duarte.
Fonte: www.cm-lamego.pt