Santa Casa celebra fundação do Mosteiro das Chagas
Um espetáculo musical inteiramente dedicado ao compositor alemão Johann Sebastian Bach é a proposta cultural da Misericórdia de Lamego para celebrar no próximo sábado, pelas 21 horas, a fundação do Mosteiro das Chagas.
Algumas das mais belas obras deste talentoso autor da era barroca serão interpretadas por Inês Correira (flauta transversal) e Tiago Ferreira (órgão). O concerto também conta com a participação do Coro desta Santa Casa, dirigido por Joel Valente, que interpretará um coral.
Inês Correia fundou o Coro Spei Chorus, onde é maestrina, e também o duo flautístico Aur’Ensemble. Integra ainda o Coro da Sé Catedral do Porto, sob direção do maestro Tiago Ferreira, e o Schola Cantorvm, sob direção de Nuno Almeida.
Ao seu lado estará Tiago Ferreira, organista da Igreja da Lapa (Porto) que é também professor de órgão na Escola Diocesana de Ministérios Litúrgicos, na Academia de Música Costa Cabral e no Curso Nacional de Música Litúrgica.
O programa de comemorações do 435º aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas fica completo, pelas 18 horas, com a celebração de uma eucaristia, que coincide com a celebração litúrgica da Solenidade de Cristo Rei.
A construção do Mosteiro das Chagas foi concluída em cerca de 1599, e a campanha decorativa foi sendo executada nos dois séculos seguintes. Do espaço conventual resta atualmente a Igreja, uma vez que as dependências foram cedidas em 1910 à edilidade local, que ao longo do século XX as aproveitou para o funcionamento de escolas. Foi, no seu tempo, um dos mais importantes conventos existentes em Portugal.
Fonte: www.scmlamego.pt/noticias