CPCJ de Lamego debateu problemáticas associadas à infância e juventude
A Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Lamego promoveu, no Museu Diocesano, o 1º Encontro “Entre todos prevenir o futuro”, dirigido a profissionais das áreas da infância e juventude.
A iniciativa teve como objetivo refletir sobre a intervenção das diversas entidades com competência em matéria de infância e juventude e reforçar que a sua proteção é uma responsabilidade de todos e não exclusiva das CPCJ e dos tribunais.
Na intervenção que proferiu durante a Sessão de Abertura, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego enfatizou o “papel fundamental das CPCJ no apoio aos mais fragilizados, assumindo uma responsabilidade muito grande em nome de todos nós, por delegação do Estado português”.
Francisco Lopes também destacou a necessidade do Município de Lamego e das restantes entidades terem de continuar a “robustecer a CPCJ de Lamego e dar as condições adequadas para fazer o seu trabalho”.
Também participou no Encontro “Entre todos prevenir o futuro”, a Vice-Presidente da Câmara de Lamego como oradora da Sessão Temática “Prevenir e Proteger na Educação”.
Catarina Ribeiro destacou o papel da autarquia no apoio às famílias e às crianças, nomeadamente nas áreas da educação e da ação social, através, por exemplo, do ATL e da Rede Social. Assegurou ainda que o Município continuará a apoiar todas as atividades de promoção e proteção dos direitos das crianças.
Fonte: www.cm-lamego.pt