Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Lamego

As Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios é Fé que se renova a cada ano. Uma Romaria de saudade e memórias que se afirmou, ao longo dos anos, como o ponto de encontro intergeracional dos lamecenses.

Mensagem do Presidente da Câmara Municipal de Lamego

É a joia do programa religioso e festivo da cidade de Lamego e da região do Douro e, por esta razão, é vivida como um acontecimento único na vida dos fiéis.

Viver em alegria e em comunhão a Majestosa Procissão de Triunfo ou levantar bem cedo para rezar as novenas com devoção marca o ritmo destes dias e fortalecem a Fé de milhares de pessoas.

Com uma programação eclética e ao mesmo tempo popular, as Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios cumprem todos os anos a sua função. Contribuem para a dinâmica cultural e artística do concelho, com a realização de um programa de eventos que prima pela sua autenticidade.

Exemplo da vontade de projetar e legitimar aquilo que temos de mais genuíno é a reedição do Cortejo Etnográfico. Este desfile conta este ano com a participação de centenas de figurantes, numa singela homenagem às artes e saberes durienses que merece o olhar atento do público.

O programa engloba ainda exposições, feiras, iniciativas culturais e desportivas, espetáculos musicais e outros momentos únicos que tornam esta Romaria um dos maiores eventos festivos do País, feito de generosidade e da colaboração das forças vivas da nossa cidade.

Somos uma Romaria com História. Com séculos de devoção, desde que no século XVIII a Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios mandou construir o magnífico Santuário que acolhe peregrinos de todo o mundo. Mas queremos também projetar as Festas para o futuro. Com dignidade e ambição. Dar continuidade a uma Romaria que seja suficientemente apelativa para as novas gerações e introduzir novos motivos de interesse.

Neste esforço de abertura ao exterior, lançamos agora um Concurso de Fotografia que apela à apresentação de imagens originais que retratem as nossas Festas. Mas queremos mais e para isso contamos com o contributo dos lamecenses.

Aproveito, por último, para manifestar os meus agradecimentos ao trabalho desenvolvido pela Mesa Administrativa da Real Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios e por outras instituições locais, sem as quais não seria possível organizar a Romaria de Portugal.

A Todos o meu sincero obrigado. E Boas Festas!

Francisco Lopes

https://www.publicalbum.org/

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :