Francisco Lopes visita Real Gabinete Português de Leitura
Durante a visita que efetuou ao Brasil para participar nas comemorações do 57º aniversário da Casa do Distrito de Viseu, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego tomou contacto direto com as mais importantes instituições culturais que asseguram a preservação e a promoção da língua portuguesa na América Latina.
Criado por um grupo de emigrantes portugueses no Rio de Janeiro no século XIX, Francisco Lopes visitou o Real Gabinete Português de Leitura que possui a maior e a mais valiosa biblioteca de obras de autores portugueses fora de Portugal. Entre as obras mais raras da biblioteca, que reúne cerca de 350 mil volumes, encontra-se uma primeira edição de “Os Lusíadas”, de 1572, que pertenceu à Companhia de Jesus.
O autarca teve ainda a oportunidade de admirar o histórico edifício, de arquitetura neomanuelina, que acolhe esta instituição e de ver, no Salão dos Brasões, o brasão da cidade de Lamego, em uso no final do século XIX.
Na última etapa do roteiro realizado ao Estado do Rio de Janeiro, o Presidente da Câmara de Lamego também visitou a Associação Luís de Camões, criada em 2017, na presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do Primeiro-Ministro, António Costa.
A Associação Luís de Camões tem como principal finalidade a participação ativa do Instituto Camões na gestão do Real Gabinete de Leitura e a estreita articulação com o Liceu Literário do Rio de Janeiro, associação que visa a preservação do património que compõe o acervo cultural, social, educacional e histórico de Portugal.
Fonte: www.cm-lamego.pt