Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

D. Joaquim Dionísio foi ordenado bispo na Sé de Lamego

D. Joaquim Dionísio foi hoje ordenado bispo na Catedral de Lamego, numa Eucaristia presidida por D. António Couto, um dia “grande e belo” para a Igreja Universal.

D. Joaquim Dionísio foi ordenado bispo na Sé de Lamego

Na homilia da Missa,  o bispo de Lamego disse que a ordenação do novo bispo é um “dia grande e belo” para a Diocese de Lamego, a Diocese do Porto onde até agora sacerdote será bispo auxiliar, e também para a Conferência Episcopal Portuguesa e “para a Igreja universal”.

No comentário ao texto do Evangelho lido na Missa, a Parábola da Semente contada pelo evangelista Mateus, D. António Couto disse que se trata da “mãe de todas as parábolas”, caminhando progressivamente para a “parábola de Jesus”.

“Lado a lado, a semente e Jesus. Paralelismo perfeito. Uma vez caída à terra, a semente dará o grão e o pão. Caída à terra, a semente morre, para nascer de outra maneira. É a paixão”, afirmou.

Da semente, à paixão e ao pão: é todo o processo ou parábola de Jesus a passar diante dos nossos olhos, atónitos”.

D. António Couto sublinhou que “a parábola da semente é decisiva a para entender a parábola de Jesus”.

Natural da Diocese de Lamego, D. Joaquim Dionísio, de 54 anos e até agora reitor do Santuário Nossa Senhora da Lapa, foi nomeado bispo auxiliar do Porto pelo Papa Francisco no dia 26 de maio.

Em declarações à Agência ECCLESIA, D. Joaquim Dionísio disse estar “disponível para colaborar, com vontade de ajudar a edificar a Igreja”, considerando a missão de bispo “uma missão difícil, exigente, espero poder corresponder”, levando de Lamego valores do “berço”.

“Levo as minhas raízes, valores, princípios que bebi no berço e, sobretudo, esta grande vontade de abarcar um novo desafio, sabendo que o Porto é uma realidade muito distante daquela onde tenho vivido, em Lamego. Levo aquilo que sou, o que aprendi, com muito espaço para crescer e aprender”, disse o novo bispo

D. Joaquim Dionísio era reitor do Santuário de Nossa Senhora da Lapa, pároco de São João Baptista em Quintela da Lapa, de Nossa Senhora das Neves, em Granjal, e de Nossa Senhora da Conceição, em Lamosa.

O novo bispo auxiliar do Porto capelão de comunidades de língua portuguesa na Alemanha e na França, reitor do Seminário Maior de Lamego, diretor do Semanário Diocesano ‘Voz de Lamego’, diretor da Comissão Diocesana das Vocações e Ministérios, presidente da Direção do Centro Diocesano de Promoção Social e diretor da sua Escola Profissional, diretor do Centro de Estudos “Fé e Cultura” para a formação dos agentes de pastoral e membro de vários Conselhos Diocesanos.

Mestre em Teologia Dogmática pelo Institut Catholique de Paris, o novo bispo auxiliar do Porto foi nomeado com o título simbólico de Parténia, diocese histórica na atual Argélia.

Um bispo auxiliar tem como missão coadjuvar o bispo diocesano nas tarefas apostólicas, sem direito de sucessão; na sua nomeação, é-lhe atribuído o título de uma diocese que existiu no passado.

Mais Fotos Aqui.

Fonte: https://agencia.ecclesia.pt/portal/igreja-d-joaquim-dionisio-foi-ordenado-bispo-na-se-de-lamego/

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :