Lamego é cidade poema até domingo
O festival literário Lamego, Cidade Poema foi inaugurado ontem na “casa da cultura” da cidade, o Teatro Ribeiro Conceição.
O primeiro de quatro dias dedicados à literatura, à música e ao cinema, contou com a apresentação da obra coletiva escrita pelos alunos do Ensino Secundário do Agrupamento de Escolas de Lamego, “Amar ou Odiar, ou Tudo ou Nada”, em homenagem ao escritor Fausto Guedes Teixeira. Seguiu-se a conversa informal entre João Tordo e José Leite.
Já às 21 horas foi exibido o filme de João Botelho, “O Ano da Morte de Ricardo Reis”, servindo de ponto de partida para a tertúlia entre o realizador e o escritor Alexandre Hoffmann.
Catarina Ribeiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal, na Sessão de Abertura do evento salientou a importância de iniciativas como esta: “A literatura é uma das formas mais poderosas de expressão humana. Permite-nos explorar novos mundos, conhecer novas culturas e entender melhor o nosso Eu e o Outro. Faço votos que este festival literário se concretize como uma oportunidade de mergulharmos na beleza da literatura, de discutirmos ideias e de explorarmos novas possibilidades.”
Hoje é dia de conversas informais entre Francisca Camelo, Minês Castanheira e Tânia Fernandes, às 18h30, onde as escritoras irão debater as suas obras, o estado da literatura e o poder da mulher na arte de escrever poesia. Pelas 21h30, terá lugar o concerto declamativo “Facas na Língua”, concebido e interpretado por Rui Spranger.
A vasta e eclética programação continua até ao próximo domingo.
Até de junho visite o Teatro Ribeiro Conceição.
Lamego, Cidade Poema conta com a curadoria de Rui Rodrigues e José Pedro Leite, numa organização do Município de Lamego, em articulação com a Rede de Bibliotecas de Lamego e a Rede de Bibliotecas Escolares.
Fonte: www.cm-lamego.pt