Coro da Misericórdia de Lamego em formação apura técnica de canto
Fundado em 2016, o Coro da Santa Casa da Misericórdia de Lamego continua a cuidar do aspeto vocal e da técnica de canto com o objetivo de aperfeiçoar as suas prestações artísticas.
O mais recente encontro formativo em que participaram os seus coralistas decorreu na cidade do Porto para a realização de trabalho coral, sob a orientação de Filipe Veríssimo, Mestre Capela e Organista Titular da Igreja de Nossa Senhora da Lapa.
A primeira paragem neste roteiro foi uma visita-guiada ao Mosteiro de Singeverga (Santo Tirso), dos frades beneditinos, cujas instalações datam de 1892 tendo, contudo, sido restaurado em meados do século XX.
De tarde, o grupo acompanhado pelo Padre Avelino, sacerdote que preside à eucaristia na Igreja das Chagas, rumou até à Igreja de Nossa Senhora da Conceição, tempo revivalista neogótico, para conhecer de perto o seu órgão de tubos. Este imponente instrumento musical foi construído, em 1998, pelo alemão Georges Heintz e possui três manuais e pedaleira, com acoplamentos.
A terminar, foi na Igreja de Nossa Senhora da Conceição que o Coro da Misericórdia de Lamego viveu um momento especial de apuramento da sua técnica, ministrado por Filipe Veríssimo, responsável por um trabalho ímpar no desenvolvimento e promoção da música de órgão e da música coral sacra e litúrgica.
Fonte: www.facebook.com/Santa-Casa-da-Misericórdia-de-Lamego-988666561192365