Proteção Civil regista mais de uma dezena de ocorrências devido às condições meteorológicas
Lamego, à semelhança de todo o território nacional, está a ser afetado pela depressão Armand, desde esta quarta-feira e que irá prolongar-se até sábado, com vento e chuva por vezes forte. O Serviço Municipal de Proteção Civil já registou mais de uma dezena de ocorrências devido às condições meteorológicas.
As áreas mais afetadas são as historicamente vulneráveis, sendo os alertas registados maioritariamente relacionados com pequenas inundações urbanas, derrocadas de terra e quedas de árvores.
O Vereador Fábio Duarte, esteve no Centro Municipal de Proteção Civil, em acompanhamento permanente das operações de coordenação de meios e entidades envolvidas nas ocorrências, destacando a prontidão e pronta resposta dos Agentes de Proteção Civil envolvidos, nomeadamente Bombeiros, Forças de Segurança, Juntas de Freguesia, Infraestruturas de Portugal e serviços municipais.
O responsável reforçou ainda a importância da população adoptar comportamentos de autoproteção para este tipo de fenómenos, nomeadamente a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais, especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte, adotar uma condução defensiva, reduzindo a velocidade e tendo especial cuidado com a formação de lençóis de água nas vias, entre outras que habitualmente são divulgadas nos avisos à população.
Fábio Duarte reforçou ainda que todos devemos estar atentos às informações da meteorologia e às indicações da Proteção Civil e Forças de Segurança para que se minimizem eventuais impactos.
O Serviço Municipal de Proteção Civil de Lamego irá continuar a monitorizar a situação em permanente contacto com as entidades habituais e emitirá informação sempre que se justifique.
Fonte: www.cm-lamego.pt