Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Município de Lamego assinala Dia do Peregrino

Os 𝗖𝗮𝗺𝗶𝗻𝗵𝗼𝘀 𝗱𝗲 𝗦𝗮𝗻𝘁𝗶𝗮𝗴𝗼 fazem parte da vasta e rica história de Lamego.

Município de Lamego assinala Dia do Peregrino

Em 1683, um peregrino inglês recebeu da Sé de Lamego a quantia de 250 réis para continuar a sua peregrinação até Santiago de Compostela.

A cidade era um importante ponto de passagem de peregrinos, na medida em que dispunha de várias albergarias e outros edifícios que permitiam uma estadia confortável numa sede diocesana.

Não admira, por isso, que as principais estradas pelas quais se fazia o acesso a Lamego tivessem paróquias dedicadas a São Tiago ou dispusessem de Capelas especificamente consagradas ao apóstolo. Magueija (a sudoeste); Cepões (a sul); Sande (a norte); e a desaparecida capela de Santiago de Penajóia (a noroeste).

O 𝗖𝗮𝗺𝗶𝗻𝗵𝗼 𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂𝗲̂𝘀 𝗜𝗻𝘁𝗲𝗿𝗶𝗼𝗿 e o 𝗖𝗮𝗺𝗶𝗻𝗵𝗼 𝗱𝗲 𝗧𝗼𝗿𝗿𝗲𝘀, atravessam o concelho, demonstrando a importância de Lamego como centro de passagem, descanso e Fé dos peregrinos.

Desde o Convento de Ferreirim, Igreja de São Tiago, na freguesia de Magueija, à Sé Catedral, Igreja de São Francisco, Igreja de Santa Maria Maior de Almacave e a Igreja Matriz da Freguesia de Sande, contemplam memórias e histórias referentes à passagem dos peregrinos rumo a Santiago de Compostela.

O 𝗠𝘂𝗻𝗶𝗰𝗶́𝗽𝗶𝗼 𝗱𝗲 𝗟𝗮𝗺𝗲𝗴𝗼 tem apostado na valorização dos Caminhos, com diversos investimentos e parcerias, estando a preparar a abertura do Albergue de Magueija, o reforço de sinalética e produção de diversos conteúdos informativos.

Este investimento tem promovido o aumento exponencial dos peregrinos que percorrem o concelho.

No 𝗗𝗶𝗮 𝗱𝗼 𝗣𝗲𝗿𝗲𝗴𝗿𝗶𝗻𝗼, apresentamos o vídeo promocional da Bloggtrip que percorreu o caminho durante o mês de setembro.

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :