A história de uma família ucraniana acolhida por um casal de ingleses numa quinta em Lamego
Chegam à região do Douro 100 pessoas na próxima semana.
Na próxima semana chegam à região do Douro dois autocarros com 100 refugiados ucranianos. Vão ser integrados em vários concelhos, uma boa parte em casas cedidas por particulares. Foi o que aconteceu já com uma família que chegou esta semana e foi acolhida na quinta de um casal inglês.
Para a família Rubtsov foi acordar no paraíso quando viu a quinta no Douro, onde vai viver nos próximos tempos. O casal de ucranianos e os dois filhos chegaram a Sande, em Lamego, poucas horas depois do autocarro vindo da Polónia os ter deixado em Viseu.
Andreii já tinha vivido na cidade há 13 anos e foi através das redes sociais que conseguiu rapidamente um novo lar cedido por um casal de ingleses.
A habitação desta quinta foi recuperada para turismo, mas já serviu para alojar enfermeiros durante a pandemia. Jane achou que agora era hora de ter as portas abertas para os ucranianos.
Agora, que estão instalados, querem arranjar trabalho. Ele como programador informático, ela na restauração.
Para trás fica o resto da família e a vida em Vinnyitsia, uma cidade a cerca de 200 quilómetros de Kiev.
As autarquias do Douro vão receber cerca de 100 refugiados na próxima semana.
Fonte: https://sicnoticias.pt/mundo/conflito-russia-ucrania/a-historia-de-uma-familia-ucraniana-acolhida-por-um-casal-de-ingleses-numa-quinta-em-lamego