Misericórdia de Lamego celebra relevância histórica do antigo Mosteiro das Chagas
Uma interpretação sublime do cântico mariano “Senhora Nós Vos Louvamos” pelos coros da Misericórdia de Lamego e de Santo Agostinho, da cidade de Coimbra, encerrou o programa comemorativo do 433º aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas, promovido a 27 de novembro último. A celebração desta data simbólica foi composta, ao longo do dia, por diversas realizações de natureza cultural e religiosa, às quais se associaram muitos irmãos, funcionários e o público em geral.
Em evocação de Nossa Senhora das Graças, o concerto “Avé Senhora do Advento” abriu o novo Ano litúrgico e representou o regresso da Igreja das Chagas como palco de atuações de música erudita. O evento contou com a participação especial do Coro desta Santa Casa que assinalou recentemente o quinto aniversário da sua constituição.
O programa de comemorações de mais um aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas ficou ainda completo com a celebração de uma missa, presidida pelo Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, e a dinamização de um curso de formação de canto coral. Esta iniciativa foi ministrada por Alberto Seiça, doutorado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma larga experiência no domínio coral tendo dirigido diversos coros.
O Mosteiro das Chagas foi fundado por ordem de D. António Teles de Menezes, Bispo de Lamego, no antigo Campo do Tablado, e iniciado com um grupo de clarissas, todas irmãs do Bispo, provenientes do Convento de Monchique, da cidade do Porto.
Desde o início do século XVI, as famílias nobres da cidade exigiam a fundação de um convento no perímetro urbano para albergar as suas filhas. No entanto, apenas em 1588 se instituiu aqui a primeira casa religiosa feminina, obediente à Ordem de Santa Clara, que perdurou durante mais de 300 anos e que haveria de encerrar as suas portas em 1906. Gozou de grande prestígio e de grandes privilégios e as religiosas destacaram-se pela sua veia artística.
O Mosteiro foi depois demolido para ser construído o Liceu Latino Coelho.
Fonte: www.facebook.com/Santa-Casa-da-Misericórdia-de-Lamego-988666561192365