Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Misericórdia de Lamego celebra relevância histórica do antigo Mosteiro das Chagas

Uma interpretação sublime do cântico mariano “Senhora Nós Vos Louvamos” pelos coros da Misericórdia de Lamego e de Santo Agostinho, da cidade de Coimbra, encerrou o programa comemorativo do 433º aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas, promovido a 27 de novembro último. A celebração desta data simbólica foi composta, ao longo do dia, por diversas realizações de natureza cultural e religiosa, às quais se associaram muitos irmãos, funcionários e o público em geral.

Misericórdia de Lamego celebra relevância histórica do antigo Mosteiro das Chagas

Em evocação de Nossa Senhora das Graças, o concerto “Avé Senhora do Advento” abriu o novo Ano litúrgico e representou o regresso da Igreja das Chagas como palco de atuações de música erudita. O evento contou com a participação especial do Coro desta Santa Casa que assinalou recentemente o quinto aniversário da sua constituição.

O programa de comemorações de mais um aniversário da fundação do Mosteiro das Chagas ficou ainda completo com a celebração de uma missa, presidida pelo Bispo da Diocese de Lamego, D. António Couto, e a dinamização de um curso de formação de canto coral. Esta iniciativa foi ministrada por Alberto Seiça, doutorado em Ciências Musicais pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, com uma larga experiência no domínio coral tendo dirigido diversos coros.

O Mosteiro das Chagas foi fundado por ordem de D. António Teles de Menezes, Bispo de Lamego, no antigo Campo do Tablado, e iniciado com um grupo de clarissas, todas irmãs do Bispo, provenientes do Convento de Monchique, da cidade do Porto.

Desde o início do século XVI, as famílias nobres da cidade exigiam a fundação de um convento no perímetro urbano para albergar as suas filhas. No entanto, apenas em 1588 se instituiu aqui a primeira casa religiosa feminina, obediente à Ordem de Santa Clara, que perdurou durante mais de 300 anos e que haveria de encerrar as suas portas em 1906. Gozou de grande prestígio e de grandes privilégios e as religiosas destacaram-se pela sua veia artística.

O Mosteiro foi depois demolido para ser construído o Liceu Latino Coelho.

Fonte: www.facebook.com/Santa-Casa-da-Misericórdia-de-Lamego-988666561192365

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :