Missa na Igreja das Chagas sem limitação de fiéis
A Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) anunciou o fim da imposição de limites à lotação das igrejas, provocada pela pandemia. Na sequência desta decisão, a missa celebrada aos domingos na Igreja das Chagas, pelas 12 horas, vai passar a decorrer sem limitação do número de fiéis. Entretanto, as restantes medidas de proteção, nomeadamente a higienização das mãos e o uso da máscara, mantêm-se.
“Acompanhando o levantamento das restrições no país, é com satisfação que a Misericórdia de Lamego toma conhecimento desta decisão. Apesar deste relaxamento, apelo, no entanto, a que todos os fiéis continuem a tomar as devidas precauções”, afirma o Provedor António Carreira.
Com o evoluir favorável da pandemia e com o objetivo de ter 85% da população vacinada prestes a ser alcançado, as últimas restrições impostas no combate à COVID-19 começam a cair. “Para facilitar a perceção auditiva, os sacerdotes e demais ministros poderão retirar a máscara para a proclamação da Palavra, desde que haja uma distância suficiente das pessoas colocadas diante deles”, acrescenta a CEP. A coleta também pode voltar a realizar-se, mas a saudação da paz continua suspensa.
Os funerais, procissões e a celebração dos sacramentos também regressam ao normal.
Fonte: www.facebook.com/Santa-Casa-da-Misericórdia-de-Lamego-988666561192365