Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Diocese de Lamego tem dois novos diáconos

D. António Couto destacou dimensão de serviço associada ao ministério.

Diocese de Lamego tem dois novos diáconos

O bispo de Lamego presidiu este domingo à Eucaristia, na Catedral diocesana, com ordenação de dois diáconos, Tiago Machado e Eduardo Leal, que se preparam para a ordenação sacerdotal.

“A Diocese de Lamego acolhe-os com alegria, vindos do litoral para o interior, de Lisboa, o Tiago, e do Porto, o Eduardo, para Lamego. Este movimento também é uma novidade, porque o habitual é saírem do interior para o litoral. Isto pode ser um bom sinal, uma boa notícia”, refere uma nota enviada hoje à Agência ECCLESIA pela diocese.

A celebração juntou duas dezenas de sacerdotes, os reitores do Seminário de Lamego e do Seminário Interdiocesano, os seminaristas, familiares e amigos dos diáconos.

A nota diocesana informa que a homilia do bispo de Lamego, D. António Couto, se centrou na “missão dos diáconos”, partindo do livro dos Atos dos Apóstolos.

“Conformai a vossa vida com os verbos servir e evangelizar. Fazei o trabalho de um evangelista, como recomenda Paulo a Timóteo, faz o trabalho de um evangelista, de um anunciador do Evangelho, e de um vivenciador do Evangelho”, indicou.

O responsável destacou a necessidade de “servir”, sem outra pretensão, imitando Jesus.

“A evangelização é o primeiro e o melhor serviço que a Igreja pode prestar aos homens deste tempo e deste mundo”, assinalou o bispo de Lamego.

Na ordenação diaconal, com a entrega dos Evangelhos, as promessas de obediência, o cântico da ladainha dos Santos e a oração de ordenação, a paramentação decorreu com a ajuda dos sacerdotes com quem os diáconos estagiaram no último ano.

“Um dos últimos gestos foi a bênção final, neste dia especialmente, sobre os dois novos diáconos, a quem se confia o encargo de levar esta bênção, partilhando e multiplicando-a, anunciando o Evangelho e partilhando o pão, conjugando as palavras servir e dar, e evangelizar”, conclui a nota da Diocese de Lamego.

Fonte: www.agencia.ecclesia.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :