Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

A Praça do Comércio foi palco de uma encenação histórica recriou as históricas “Cortes de Lamego”

A Praça do Comércio foi palco, este fim de semana, de uma encenação histórica inédita com recurso a luzes, cores, projeção de imagens e pirotecnia que recriou as históricas “Cortes de Lamego”. Promovido pelo Município de Lamego, este espetáculo multimédia contou com uma forte adesão de público e com a participação de dezenas de atores e de outros profissionais.

A Praça do Comércio foi palco de uma encenação histórica recriou as históricas “Cortes de Lamego”

Associando a História e a cultura à modernidade, a recriação das “Cortes de Lamego”, que terão eleito o jovem D. Afonso Henriques como Rei de Portugal e estabelecido leis para regular a sucessão dinástica, decorreu no âmbito da tradicional Feira Medieval de Lamego, uma viagem ao passado enquadrada num ambiente de mercado cancelada nas duas últimas edições devido à pandemia.

O espetáculo “Cortes de Lamego” foi uma iniciativa realizada no âmbito do projeto “Agenda Cultural e Dinamização do Comércio Tradicional”, cofinanciado em 85% pelo FEDER, com o objetivo primordial de dinamizar os centros históricos, em particular as áreas intervencionadas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

A Praça do Comércio foi palco de uma encenação histórica recriou as históricas “Cortes de Lamego”
A Praça do Comércio foi palco de uma encenação histórica recriou as históricas “Cortes de Lamego”

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

1 Comments

  1. Como cidadão lamecense (nascido na freguesia da Sé), congratulando-me com o interesse da Câmara Municipal de Lamego pela História da Cidade e pela aposta em a lembrar de forma festiva, permito-me sugerir que de futuro tais eventos se pudessem compatibilizar com a realidade dos factos históricos. O que no caso presente se traduz na circunstância de tais cortes de Lamego nunca terem existido, mas terem sido inventadas no século XVII em prol da Restauração da independência de Portugal. O que nos dá hoje um testemunho de que as atuais “fake news” são bem mais antigas do que pensávamos. Ainda que, neste caso, pudessem ser justificadas pelos motivos apontados.
    O que não implicaria que sem fugir à verdade o tema pudesse ser o motivo catalisador das referidas festas, assumindo-se a ideia que que terá sido uma invenção historicamente justificável, ou ser eventualmente substituído por realidades factuais de certamente fazem parte da secular História de Lamego.

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :