Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Festival literário “Lamego Cidade Poema” celebrou a poesia e os livros

O festival literário “Lamego Cidade Poema” celebrou, pelo quarto ano consecutivo, a poesia e os livros, sobretudo junto do público mais jovem, homenageando ao mesmo tempo Fausto Guedes Teixeira, “o poeta do amor” nascido nesta cidade há 150 anos.

Festival literário "Lamego Cidade Poema" celebrou a poesia e os livros

Organizado pela Câmara Municipal de Lamego, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lamego e a curadoria de Rui Rodrigues e José Pedro Leite, “Lamego Cidade Poema” é um evento de referência na região e no país e uma das grandes apostas do programa cultural autárquico, pela sua vertente literária e de entretenimento, bem como de promoção do gosto pela poesia e pelos livros. “Saúdo a colaboração da nossa comunidade educativa que fomentou a reflexão e a capacidade crítica dos nossos alunos, desafiando-os a transformar em verso toda a sua paixão e vivência cultural. Transformámos este nobre e histórico burgo na capital da Poesia e da Literatura em Portugal”, afirma o Presidente da Câmara Municipal, Ângelo Moura.

Beatriz Bento (Escola Secundária Latino Coelho) e Margarida Carvalho (Escola Secundária da Sé) foram as alunas premiadas no âmbito do concurso “Poesia”, enquanto que João Trindade (Escola Secundária Latino Coelho) foi o aluno premiado do concurso “Ilustração” e autor do cartaz de divulgação do evento.

Ao longo de três dias, o festival literário “Lamego Cidade Poema” ofereceu um programa de atividades bastante diverso e eclético dirigido a vários públicos e marcado por várias iniciativas: sessões de poesia, conversas temáticas, um concerto poético e uma peça de teatro para crianças, destacando-se também a apresentação pública do “Prémio Literário Fausto Guedes Teixeira” que o Município de Lamego decidiu instituir como forma de homenagear o poeta que se distingue pela “sua lírica lúgubre, contemplativa e melancólica”.

Outro dos momentos altos foi a apresentação pública de “Acordes de Lamego em Tempo de Pandemia”, uma nova obra literária, construída por 40 autores como um testemunho e um registo histórico sobre os tempos de pandemia que avassalaram a humanidade e, em particular, a cidade de Lamego.

Mais uma vez, a atuação musical do grupo Vítor Blue no Teatro Ribeiro Conceição marcou o encerramento deste festival. Este projeto musical apresentou a orquestração dos poemas vencedores produzidos, com imaginação e originalidade, pelos alunos de diferentes estabelecimentos de ensino que participaram nesta iniciativa desde o início do ano. Um momento em que a música e a palavra poética também refletiram, em palco, a matriz cultural de Lamego.

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :