Aulas de ballet clássico regressam a Lamego
O TRanÇa, na prossecução da sua missão educativa, inclusiva e artística, vem dar mais um passo significativo para colmatar uma necessidade há muito evidenciada na formação em dança clássica na região de Lamego. Neste sentido, e tencionando assumidamente agir em áreas essenciais para a educação e a sociedade, sobre as quais se procura discutir o estado do corpo na comunidade, a relação de espelho entre a arte e a vida, a especialidade da dança e o significado do exemplo profissional, ou a importância do cruzamento entre identidades e saberes diferentes, o TRanÇa promove a partir de 31 de Maio formação em ballet clássico para todos os públicos, desde as crianças a partir dos 4 anos a jovens e adultos. Haverá uma aula aberta gratuita para cada faixa etária no dia 31 de Maio a partir das 17h30, ministrada pela professora Débora Rebelo, sendo que a partir de dia 2 de Junho as atividades iniciam mediante inscritos, mantendo-se em funcionamento à 2af e 4af durante o Verão, considerando a paragem a que todos fomos obrigados durante o período de confinamento.
Esta ação, promovida em parceria entre o TRanÇa e o Município de Lamego, visa sediar no Teatro Ribeiro Conceição a formação e a prática artística, enquanto espaço de excelência para este efeito. As inscrições para a aula aberta estarão disponíveis aqui https://forms.gle/aaMVoNkfdhcvBSmA8 e posteriormente disponíveis as inscrições para as atividades regulares no site do TRC – Serviço Educativo
SOBRE O BALLET
O ballet é um estilo de dança muito próprio devido à sua origem e à sua linguagem corporal. É um tipo de dança que exige algum esforço, dedicação e disciplina. Isto porque na dança clássica existem passos com uma grande precisão técnica, graciosidade, virtuosismo e leveza.
É possível alcançar tudo isto. Basta gostar, experimentar e acima de tudo vivenciar, pois o ballet atinge todas as faixas etárias (crianças, jovens e adultos) e é, tanto para “o menino”, como para “a menina”.
Sendo a dança de uma forma em geral tangível a todas as idades, classes sociais e principalmente lúdica e terapêutica, porque não o Ballet!? Aqui o ballet pretende ser uma oferta de cariz educativo e social, tornando – se assim numa matéria complementar às vertentes de dança já existentes no projecto Trança, com o intuito de trazer à comunidade Lamecense mais valências e oportunidades de aprendizagem e de continuidade no mundo das artes e da dança.
BIO DÉBORA REBELO
Desde cedo que já dançava e que já mostrava a sua grande paixão pelo mundo da dança. Natural de Lisboa e com raízes durienses, iniciou – se na dança clássica com quatro anos de idade, tendo ingressado pela via profissional de ensino a partir dos nove anos, passando pela Escola Artística do Conservatório Nacional de Dança e pela Academia de Dança Contemporânea de Setúbal. Durante este período também frequentou vários workshops de dança clássica, dança moderna, dança jazz, de barra no chão, música e teatro. E ao longo do seu percurso de estudante e bailarina participa em vários espectáculos e actuações.
Entre 2004 e 2007 frequenta e concluí o nível secundário de ensino na área das Ciências Sociais e Humanas. Ainda em 2007 ingressa na Escola Superior de Dança e no ano de 2009 contacta pela 1a vez com o método de ensino da escola Royal Academy of Dance e, nos dois anos seguintes torna – se professora de Dança Clássica através desta instituição de ensino.
Após a sua graduação começa logo a leccionar aulas de ballet clássico e de barra no chão. Mas é em Setembro do ano de 2013, que decide firmar – se nas suas raízes durienses e criar o seu próprio projecto de dança em parceria com os municípios locais com a intenção e o objectivo de levar a dança mais além e, de tornar esta mesma numa área acessível a todos.
Fonte: www.facebook.com/trancatrc