Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Serviço de Apoio Domiciliário da Misericórdia de Lamego apoio um grande número de utentes

Um número cada vez maior de famílias no concelho de Lamego recorre a um apoio estruturado para manter os idosos ou doentes crónicos em suas casas, procurando desta forma prolongar a dignidade das suas vidas. O Serviço de Apoio Domiciliário (SAD) da Misericórdia de Lamego é o preferido na hora de escolher a instituição que vai garantir a realização das tarefas básicas prestadas no conforto do lar. Este serviço presta agora cuidados a 50 utentes, um número recorde registado desde junho de 2013, data da sua criação.

Serviço de Apoio Domiciliário da Misericórdia de Lamego apoio um grande número de utentes

O SAD da Misericórdia de Lamego presta serviços de excelência sete dias por semana ao longo de todo o ano. Caracteriza-se pelo respeito pela identidade pessoal e pela reserva de intimidade privada das famílias e dos dependentes. Neste momento, não tem estabelecidos acordos de cooperação com a Segurança Social com vista à sua comparticipação financeira. “O SAD confirma que somos uma instituição de referência na oferta e nas respostas na área da solidariedade social. Oferecemos um serviço de elevada qualidade técnica e humana, no entanto, lamentamos que, devido à ausência de acordos, represente um encargo financeiro muito elevado para esta instituição”, afirma o Provedor António Carreira.

De manhã bem cedo, a rotina diária repete-se para as funcionárias da Misericórdia de Lamego que se deslocam aos domicílios para fazerem a higiene pessoal, a entrega de refeições, a arrumação e pequenas limpezas da casa e o tratamento de roupas. A juntar a isto, garantem o apoio à toma da medicação, o acompanhamento em atividades socioculturais e de lazer e as deslocações ao exterior.

Desde há cinco anos, uma equipa do SAD desloca-se a casa de Laura Rodrigues, de 85 anos, três vezes por dia, no Bairro de Santa Cruz. Antiga funcionária de uma gráfica, Laura vive sozinha tendo como única companhia, na maior parte do tempo, o som da telefonia. Chegada à terceira idade e a sofrer com a perda quase total da visão, o SAD assegura a esta utente a confeção e a entrega das refeições, para além de apoiar a toma da medicação. Trinta minutos depois, e a poucas centenas de metros, é a vez de António Duarte Silva, antigo vice-provedor da instituição, abrir a porta à equipa do SAD Lamego formada por Paula Pinto e Sónia Silvano. Uma queda aparatosa em casa, ocorrida em novembro último, condiciona a sua mobilidade. Desde essa altura, este antigo professor de História do Liceu Latino Coelho recorre a este serviço para que sejam asseguradas as refeições e a realização de pequenas tarefas domésticas. “As colaboradoras da Misericórdia que estão aqui são especiais. É difícil escolher melhor”, elogia.

O SAD da Misericórdia de Lamego está orientado para cuidar todos aqueles que, por algum motivo, não podem assegurar as suas atividades diárias, essenciais para terem uma boa qualidade de vida. São na sua maioria idosos, mas também doentes crónicos, convalescentes e pessoas em situação de dependência física ou psicológica. A prestação destes cuidados também abrange os feriados e os fins de semana, das 7h30 às 20 horas.

Fonte: www.facebook.com/Santa-Casa-da-Misericórdia-de-Lamego-988666561192365

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :