Mais cinco casos positivos de Covid-19 no Município de Lamego
O Natal aproxima-se a passos largos e muito se tem falado sobre como será esta altura do ano habitualmente tão esperada por todos, num momento em que se luta ferozmente contra a pandemia da Covid-19.
Nenhuma medida é capaz de impedir totalmente a transmissão da Covid-19, mas existem algumas formas de tentar diminuir o risco de contaminação.
Neste sentido, não será demais relembrar e agradecer aos Lamecenses pelo empenho que têm tido no cumprimento das regras impostas para a redução significativa de casos ativos no nosso concelho, não descurando o facto de ainda nos encontrarmos no grupo de concelhos de risco muito elevado.
Para o período do Natal, o Governo português determinou que a circulação entre concelhos é permitida.
Em relação à circulação na via pública, e na noite de 23 para 24, é permitida apenas para quem se encontre em viagem.
Nos dias 24 e 25 é permitida a circulação na via pública até às 02h00 do dia seguinte e, no dia 26, até às 23h00.
Os restaurantes poderão funcionar até às 01h00 nas noites de 24 e 25 e no dia 26 até às 15h30.
A pandemia de Covid-19 provocou até ao momento no nosso concelho 13 óbitos, 712 casos positivos, dos quais 541 recuperados. À data de hoje estão 158 casos ativos.
Apela-se, pois, que tenham um Santo e Feliz Natal em segurança, sem descurar as regras para que nos mantenhamos, como até agora, numa linha descendente de casos e possamos sair do grupo de concelhos de risco muito elevado.
Como tal, relembramos as recomendações da Direção-Geral da Saúde (DGS), frisando, no entanto que são apenas recomendações, que dada a época natalícia e tendo em conta os habituais festejos, tão difíceis de lidar, mas que poderão ser fundamentais para a não propagação do vírus:
- Redução das reuniões familiares durante as celebrações do Natal e que se limitem, preferencialmente, ao agregado, diminuindo o risco de contágio pelo novo coronavírus;
- O tempo em que a família está reunida deve ser mais limitado do que o habitual, assegurando o distanciamento e, sempre que possível, deve-se privilegiar os espaços exteriores.
Fonte: www.cm-lamego.pt