Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Concerto de Natal de Avões vai congregar a comunidade para transmitir «alegria e esperança» (c/vídeo)

Três jovens da organização estão disponíveis sábado para ir a casa das pessoas e preparar os computadores.

Concerto de Natal de Avões vai congregar a comunidade para transmitir «alegria e esperança» (c/vídeo)

A Paróquia de Avões, na Diocese de Lamego, vai promover este sábado um concerto de Natal, com transmissão online, pelas 21h00, procurando “congregar a comunidade” pelos meios digitais.

“A ideia é congregar a comunidade desta vez em frente da televisão ou do computador e fazê-los sentir esta alegria e esperança do Natal. Fazer com que a Igreja, de alguma forma chegasse, a casa de cada pessoa”, referiu hoje à Agência ECCLESIA Catarina Duarte, jovem da paróquia.

A entrevistada explicou que tiveram “a felicidade” de passar “um bocadinho à margem” da primeira vaga da pandemia Covid-19 “quer na diocese [Lamego], quer nesta aldeia em particular”, mas, nesta segunda vaga já foram afetados “e muito”.

Neste contexto, sentiram que era da sua “responsabilidade” promover a segunda edição do concerto de natal, a primeira online, para as pessoas da aldeia, que “estão a ficar muito depressivas” com a pandemia, com “muita gente em casa, em teletrabalho, em quarentena, fechados” e “levar desta esperança a casa de cada um”.

“Até foi mais isso que nos motivou, a nossa aldeia ter tido muitos casos, muito rapidamente, e termos visto que as pessoas perdiam a esperança, deixaram de ir à Missa, a catequese está parada, os grupos de jovens estão parados. Sentimos que tínhamos de chegar de alguma forma às pessoas, mais do que perpetuar a ideia do ano passado”, desenvolveu.

Catarina Duarte faz parte da organização paroquial do concerto de Natal, com mais dois jovens, e adianta que este sábado, o dia do espetáculo online, os três vão estar “disponíveis o dia todo” para ir às casas das pessoas, “principalmente as mais idosas, e colocar o computador ligado à internet, para que às 21h00 seja só carregar no play e funcionar”.

“Estamos a ajudar as pessoas para todos estarem a assistir ao concerto”, realçou, adiantando que a ideia do concerto “tem passado melhor” do que estavam à espera”, com boa adesão na comunidade, na diocese lamecense e noutras dioceses.

A organização está a anunciar nas redes sociais os artistas que vão atuar no espetáculo, como o próprio pároco, o padre Vítor da Silva, o Grupo Coral de Avões e as crianças da catequese que este ano não vão cantar, mas partilhar “um desejo para o Natal e são o ar fresco do concerto”.

Da Diocese de Lamego destaca-se ainda a participação do que padre Marcos Alvim, cantor e compositor; o grupo de dança contemporânea ‘Ad Dance Company’, que vai levar o Natal e os direitos humanos através da dança; a cantautora Claudine Pinheiro; e o grupo brasileiro ‘Rosa de Saron’.

Catarina Duarte adianta que até este sábado vão continuar a anunciar mais artistas convidados – da diocese, de Portugal e internacionais – e para o espetáculo estão guardadas surpresas, para promover o sentido de pertença e valorizar a comunidade.

O ‘Concerto de Natal Avões’ 2020 vai ser transmitido no Youtube e redes sociais, contando com a parceria da junta de freguesia local.

Fonte: www.agencia.ecclesia.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :