Bombeiros de Lamego desmentem Nuno Moreira
A Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Lamego tendo tido conhecimento através da rede social facebook, página da Rádio Douro Nacional, sendo visada nessa notícia falsa sob o título “Bombeiros de Lamego infetados instruídos a não revelar contactos”, vem esclarecer o seguinte solicitando a sua publicação:
A informação transmitida à LUSA pelo subchefe Nuno Moreira surge na sequência de ofensas, ameaças e agressão ao Presidente da Direção, pelo simples facto de estarmos em dia de eleições para os Órgãos Sociais, e o dito bombeiro não concordar com a única lista apresentada a sufrágio. Aliás este tipo de comportamento deste subchefe já aconteceu no passado em relação a um adjunto do comando, que agora integra a lista diretiva.
Na sequência deste comportamento a Direção solicitou a intervenção da PSP de Lamego para remover o bombeiro das instalações, tendo este após a partida da PSP, e à frente do quartel, perpetrado uma agressão violenta na pessoa do Presidente da Direção. Daqui resultou uma queixa crime que seguirá os seus tramites, bem como, a suspensão imediata do subchefe Nuno Moreira e instauração de processo disciplinar, estando até à sua conclusão proibido de entrar nas instalações da Associação.
A Direção teve conhecimento ontem à tarde e hoje de manhã, que tinham testado positivo à Covid-19 dois bombeiros que foram de imediato colocados em isolamento pela Autoridade Saúde, tendo supostamente esta entidade contactado todos os contactos indicados (quatro a saber), dos quais dois estão em isolamento profilático, e outros dois que não foram colocados em isolamento, porque a Autoridade de Saúde entendeu que estavam protegidos quando se deu o contacto.
Toda esta informação surge dos próprios bombeiros, positivos e contactos, porque à entidade patronal não chegou qualquer informação da Autoridade Saúde, da Linha de Saúde 24, ou que tenham sido entregues as declarações de isolamento profilático.
Nos Bombeiros de Lamego cumprimos rigorosamente a Orientação Técnica do INEM sobre a atuação perante suspeita e caso validado da doença Covid-19, assim como, as orientações que vêm da DGS, através da Delegação de Saúde, e até à data esta entidade não nos aconselhou a testagem de toda a Corporação, admitindo que possa vir a ser feito após recebermos essa indicação.
É totalmente falso que tenhamos dado qualquer instrução para omitir contactos, como os bombeiros que testaram positivo podem comprovar, e assim sendo a notícia difundida pela Agência Lusa com base na informação falsa e vingativa do subchefe Moreira, atenta contra o bom nome e a dignidade da Instituição e do Corpo de Bombeiros de Lamego.
O Presidente da Direção
Hélder João Pereira dos Santos
Fonte: www.facebook.com/ahbvl