Escola de Hotelaria e Turismo do Douro Lamego – 20 anos A Formar profissionais de excelência para a região e para o mundo
A Escola de Hotelaria e Turismo do Douro-Lamego nasceu há 20 anos como Núcleo Escolar de Lamego. O núcleo foi criado ao abrigo de um protocolo de colaboração entre a Câmara Municipal de Lamego, a Região de Turismo do Douro Sul e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento da Região Norte. O protocolo foi assinado por Jorge Osório, na altura presidente da Região de Turismo do Douro, e pelo então presidente da Câmara de Lamego, José António Santos.
Nos anos letivos de 2000/2001 e 2001/2002, ainda com a designação de pólo de Lamego da EHTP, o Núcleo funcionou nas instalações do Complexo Desportivo de Lamego. Em 2002 deslocou-se para o edifício do Mercado Municipal, no centro da cidade.
Em 2006 a escola transferiu-se para a sua localização atual, na Quinta de São Carlos.
Comunicado do diretor da EHTD-L, Miguel Duarte
É um enorme prazer para mim fazer parte deste projeto grandioso que muito contribui para o desenvolvimento do território desta magnifica Região do Douro.
É hoje uma referência nacional e internacional na área de formação no setor da Hotelaria e Turismo.
A EHTD tem tido como grande máxima a melhoria contínua na formação ministrada e no desafio de desenvolver nos alunos competências para participar e interagir num mundo global altamente competitivo. E continua, a todo o momento, a procurar diferenciar-se, fazendo formação integral do indivíduo, recorrendo a atividades e projetos de complemento curricular, adicionando as soft skills à formação técnica.
É esta dinâmica e procura incessante pela excelência, que faz com que a EHTD seja cada vez mais a escolha dos alunos, dos pais, e de muitas empresas.
Na comemoração dos seus 20 anos, destaca-se a qualidade e diversidade dos programas de formação, o trabalho em rede com diferentes parceiros locais, nacionais e internacionais.
O reconhecimento do caminho da EHTD são os inúmeros prémios conquistados pelos nossos alunos quer a nível nacional quer a nível internacional.
Num período em que o convívio presencial entre pessoas em sociedade está suspenso, a comemoração do aniversário da Escola realiza-se pelos meios digitais, onde queremos juntar todos os atuais e antigos alunos da EHTD.
Nos próximos dias vamos passar em revista Os últimos 20 anos através da nossa habitual publicação “De Lamego para o Mundo” preconizando um sentimento de comprometimento e de enorme orgulho por todos aqueles que elevaram o nome da Escola a diferentes níveis.
Para o futuro e com grande expetativa temos o projeto do Centro Enogastronómico do Douro.
Pretende-se valorizar o património cultural do Douro através da promoção da Gastronomia enquanto marca distintiva da Região, preservar e promover a autenticidade dos produtos locais na gastronomia através da sua qualificação. Manter viva a tradição de uma gastronomia que foi criada com os produtos da terra respeitando a lógica da sazonalidade. Contribuir para a preservação da memória culinária do Douro. Promover um encontro profícuo e cada vez mais ativo entre a gastronomia local e os vinhos do Douro.
Vinte anos depois, ontem como hoje, continuamos a associar a tradição com inovação. Tradição de bem formar de forma inclusiva, inovação de abertura permanente aos novos desafios, a novos métodos a novas realidades fazendo e seguindo o nosso lema:
FAZER COISAS SIMPLES EXTRAORDINARIAMENTE BEM!
Parabéns à EHTDOURO por estes 20 anos! Parabéns a todos nós.