Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Descargas Poluentes – Rio Balsemão (Bigorne, Magueija e Pretarouca)

Um dos principais problemas ambientais da atualidade prende-se com a poluição dos Rios e o município de Lamego não fica alheio a este problema. O Núcleo Douro-Sul do Bloco de Esquerda já denunciou várias descargas no município, nomeadamente no Rio Balsemão que uma vez mais tem as suas águas contaminadas.

Descargas Poluentes - Rio Balsemão (Bigorne, Magueija e Pretarouca)

Membros do núcleo Douro-Sul do Bloco de Esquerda estiveram na freguesia de Bigorne, Magueija e Pretarouca, por onde passa o Rio Balsemão. Em plena N2, mais concretamente no cruzamento para a M521, foi possível ver que as águas do Rio Balsemão estavam, uma vez mais, a ser contaminadas por descargas poluentes.

As descargas ocorrem numa zona agrícola, contígua à Barragem de Pretarouca e bastante sensível dada a proximidade a uma Estação de Tratamento de Água da Barragem de Pretarouca, que abastece os concelhos de Lamego, Tarouca e Resende e, em situações excepcionais, os concelhos de Castro Daire e Vila Nova de Paiva.

O Núcleo Douro Sul do Bloco de Esquerda manifesta uma vez mais a sua preocupação e indignação com as descargas ilegais de efetuadas no Rio Balsemão, Perante esta situação lamentável e preocupante, o Núcleo Douro-Sul do Bloco de Esquerda acionou desde logo todos os meios de denúncia e formalizou-se queixa junto das autoridades competentes (SEPNA – Serviço Especial de Protecção da Natureza da GNR, APA – Agência Portuguesa do Ambiente, Câmara Municipal e Junta de Freguesia) para que se proceda à análise da qualidade da água e reparação dos danos causados. Confirmando-se a situação de crime ambiental, lutaremos até às últimas consequências pela preservação dos nossos rios e ribeiras e para que os autores sejam punidos.

O Núcleo do Douro Sul do Bloco de Esquerda

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :