Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Na Missa Crismal, D. António Couto diz que Deus “não” pergunta pelo currículo

Neste tempo de pandemia, “mais do que números, precisamos de olhar para cada pessoa”.

Na Missa Crismal, D. António Couto diz que Deus "não" pergunta pelo currículo

O Bispo de Lamego, D. António Couto, referiu na homilia da Missa Crismal, esta segunda-feira, que “não são os currículos” que definem as pessoas como cristãos mas “o cuidado e o serviço aos irmãos, aos mais frágeis”.

Na Sé de Lamego, D. António Couto presidiu à Missa Crismal que, devido à pandemia do Covid 19 foi alterada para o dia 05 deste mês, e utilizou como pano de fundo a nova Encíclica do Papa Francisco, «Fratelli Tutti», assinada sobre o túmulo de São Francisco de Assis, no sábado, 3 de outubro, e disponibilizada no dia seguinte, 4 de outubro, memória litúrgica do santo de Assis.

Neste tempo de pandemia, “mais do que números, precisamos de olhar para cada pessoa” porque “se tiramos Deus do mundo não há espaço para a fraternidade”, referiu D. António Couto.

“Muitos tentaram tirar da equação a fraternidade, deixando apenas a liberdade e a igualdade, mas sem fraternidade não é possível nem a liberdade nem a igualdade” porque “a fraternidade é o fundamento da igualdade e da liberdade”, disse na homilia.

A fraternidade é o “cimento que faz com que seja possível a igualdade e a liberdade, e que seja possível um mundo em que as pessoas contem, não como números, mas como pessoas, como irmãos e irmãs, sejam velhinhos ou sejam novos, sejam ricos ou pobres”.

“Vivemos com a preocupação de apresentarmos currículos, mas Deus pergunta-nos pelos pobres, pelo amor e cuidado aos outros, se agimos ou não como irmãos uns com os outros”, disse o Bispo de Lamego

Na celebração, D. António Couto convidou “a cuidar dos mais frágeis, dos velhinhos que estão nos lares, abandonados e esquecidos”.

Na Diocese de Lamego, o dia considerado oportuno para celebração da Missa Crismal foi a 05 de outubro, não apenas por ser feriado civil e permitir uma maior disponibilidade de todos os sacerdotes, mas, sobretudo, por ser um dia em que, desde há muitos anos em Lamego, os sacerdotes se reúnem para a Assembleia Anual do Clero.

Às 10h30, teve início a Eucaristia, presidida por D. António Couto e com ele, cerca de quatro dezenas de sacerdotes, preencheram quase a totalidade dos lugares disponíveis no corpo da igreja mãe da diocese.

Com toda a liturgia própria da Missa Crismal de Quinta-feira Santa, os sacerdotes viveram, a seguir à homilia do Bispo de Lamego um dos momentos singulares desta Eucaristia: a renovação das promessas sacerdotais.

Fonte: www.agencia.ecclesia.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :