Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Lamego: Bispo lança mensagem para a Semana dos seminários e apela à solidariedade

«Jesus chama para si aqueles que ele quer» – D. António Couto

Lamego: Bispo lança mensagem para a Semana dos seminários e apela à solidariedade

O bispo de Lamego lançou uma mensagem à diocese pela Semana de Oração pelos Seminários 2020, que se celebra entre 1 e 8 de novembro, apelando à oração e à solidariedade das comunidades católicas.

“É uma semana que se quer de Oração pelos jovens que nos Seminários cultivam a sua vocação e por aqueles que os acompanham no amadurecimento da sua vocação humana, cristã, eclesial e sacerdotal”, escreve D. António Couto, num texto enviado à Agência ECCLESIA.

O bispo de Lamego informa que a diocese conta com 11 seminaristas no atual ano pastoral: três no seminário diocesano; cinco estudantes no Seminário Interdiocesano de S. José, em Braga, onde frequentam a Faculdade de Teologia da Universidade Católica Portuguesa, “na última fase da sua formação académica”; e três seminaristas, já em estágio pastoral, “que se abeiram do diaconado e do sacerdócio”.

“Ergamos, pois, reconhecidos, o nosso coração e a nossa oração ao Bom Pastor, para que continue a chamar estes e outros jovens e para que eles se encaminhem para Ele, para que seja Ele a «fazê-los» ao seu jeito, e a enviá-los a levar o Evangelho a este mundo”, refere.

Na sua mensagem, o bispo de Lamego pede à diocese que “sendo generosos na oração” o sejam também “na dádiva” concretizada no ofertório dominical de 8 de novembro, que vai ser destinado “para as necessidades dos seminários”.

A Semana dos Seminários 2020 tem como fonte de inspiração a palavra do Evangelho – «Jesus chamou os que queria e foram ter com Ele» (Mc. 3,13) – a partir deste domingo, 1 de novembro.

“A temática é aquela que abre esta Carta, e que deve despertar em todo o povo cristão a nossa vinculação a Jesus Cristo e à sua missão evangelizadora”, indica D. António Couto.

Na mensagem para a Semana de Oração pelos Seminários, intitulada ‘Jesus chama para si aqueles que ele quer’, o bispo de Lamego começa por assinalar que no início do seu Evangelho, São Marcos, apresenta “a cena sublime do chamamento ou vocação e missão dos «doze»”.

“A iniciativa é de Jesus. Ele chama para si aqueles que Ele quer. E eles vão para Ele em admirável sinergia, respondendo de forma determinada e sem qualquer hesitação à iniciativa de Jesus”, desenvolveu o bispo, especialista no estudo da Bíblia.

D. António Couto assinala que aquele que “é assim chamado e enviado por Deus é uma nova criatura”, vive dessa alegria nova e “dá testemunho dessa maneira nova de viver”.

“Não tem de demonstrar nada. Apenas mostrar e testemunhar. Seja onde for. Seja a quem for. Mostrar Jesus. A experiência da testemunha é sempre mais forte e mais radical do que as provas que eventualmente queira dar”, aponta.

Fonte: www.agencia.ecclesia.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :