Vídeo – Obras de requalificação no Museu de Lamego
No início do próximo ano vai avançar a primeira fase de requalificação do Museu de Lamego. As obras prevêem a reabilitação dos telhados e caixilharias, bem como a instalação de um elevador para garantir e assegurar a mobilidade das pessoas com necessidades especiais.
O anúncio deste investimento de 1 milhão e 200 mil euros foi feito ontem, pelo Director Regional de Cultura do Norte, durante uma mesa-redonda durante a qual foram recordadas as várias vicissitudes por que tem passado o edifício, onde se encontra instalado o museu.
Esta intervenção tem como principais objetivos reforçar a vocação pública do museu, e desenvolver novas ferramentas para que visitantes e usuários disponham de mais e melhores facilidades e acessibilidades que lhes permitam desfrutar da visita ao museu, transformando-o num espaço inclusivo, para todos.
Refira-se que o Museu de Lamego promoveu na tarde de ontem uma mesa-redonda titulada «De paço a museu», com a participação do historiador Nuno Resende e da arquiteta Armanda Abreu, onde se promoveu uma reflexão sobre o passado, presente e futuro deste edifício histórico, com destaque para uma abordagem sobre o projeto de requalificação de que o edifício vai ser alvo, com vista à melhoria das suas acessibilidades física e comunicacional.
À noite o Museu de Lamego promoveu uma visita encenada pelo grupo Sons&Ecos e denominada «Segredos do Paço».
Foi uma viagem ao século XVIII, ao tempo do Bispo D. Manuel de Vasconcelos Pereira pelo quotidiano do palácio, para descobrir alguns dos seus segredos.
O Museu de Lamego recuou ao século 18 mostrando alguns segredos do quotidiano do edifício, que foi paço espiscopal e anunciou obras que vão melhorar as acessibilidades física e comunicacional, reforçando a vocação pública do museu, sob um padrão de qualidade e excelência.
Fonte: Douro TV