Depois de um preâmbulo inédito — que viu o ZigurFest fazer jus à sua máxima de ser um festival dos 7 aos 77 com a realização de várias Ofi cinas Familiares, e com as instalações da ZONA a marcarem um período de intervenção em Lamego —, abrimos espaço ao som em todas as suas formas e feitios.
A 19 de Setembro, naquele que será o primeiro de vários fins de semana em que Lamego vai celebrar uma década de ZigurFest, promovemos o regresso de heróis bem próximos de nós. Começamos com os 10 000 Russos, autêntica locomotiva psicadélica que desde a sua estreia em Lamego — no longínquo ano de 2013 — tem levado os seus mantras lisérgicos a vários cantos do mundo. Apresentam-se no Museu de Lamego com formação renovada (João Pimenta na bateria e vozes, Pedro Pestana na guitarra e Nils Meisel nos sintetizadores) e com vislumbres de um novo disco na calha.
Mas as celebrações não se ficam por aqui e a romaria de música portuguesa prossegue no Teatro Ribeiro Conceição com aquele que será o maior romântico incurável desta nova geração de músicos portugueses. Falamos de David Bruno e do seu fi el Marquinho, claro está, que em 2018 conquistaram Lamego e os nossos corações com um concerto memorável que ficou registado em disco. O auto-intitulado antropólogo da portugalidade, herói do kitsch, versejador fabuloso, galã, contador de histórias e criador de mitos vem apresentar “Raia Shopping”, novo pedaço cristalizado de um Portugal que ainda vive em todos nós.
Inauguramos também uma nova edição do “Som e Espaço”. Esta série de instalações sonoras e acusmáticas tem a curadoria de Manuel Guimarães e tem como objetivo substituir o silêncio das ruas e monumentos da cidade por pequenas peças sonoras assinadas por produtores de norte a sul de Portugal. O “Som e Espaço” poderá ser experienciado in loco e também através de uma app que será lançada na mesma semana.
Por fim, deixamos as primeiras pistas para uma pequena grande surpresa que junta a companhia de dança Busca-Pólos, o artista multidisciplinar Diogo Tudela e o recém-formado Sal Grosso Trio. Com o nome provisório de “Laboura”, trata-se de uma criação inédita desenvolvida em residência em Lamego, durante o mês de Agosto.
O ZigurFest tem, como sempre, entrada gratuita. Todas as normas e recomendações impostas pela DGS serão respeitadas e obrigatórias para todos os espectadores.
Ajude-nos enviando fotos através da nossa página de contactos ou facebook.