Notícias de Lamego

As Notícias do seu Concelho

Lamego presta tributo a Fausto Guedes Teixeira

O Município de Lamego, através do Pelouro da Cultura, vai promover uma grande homenagem ao mais conceituado e reconhecido poeta lamecense e um vulto nacional da lírica da sua época – Fausto Guedes Teixeira – por ocasião do 80º aniversário da sua morte. Tendo em conta a situação da atual pandemia, esta evocação será transmitida no canal de Youtube do Teatro Ribeiro Conceição na noite do próximo dia 13 de julho, para que seja divulgada junto de toda a comunidade, em particular os jovens.

Lamego presta tributo a Fausto Guedes Teixeira

A conceituada atriz Sofia Alves, protagonista dos filmes “A Banqueira do Povo” e “Vale Abraão”, filmado maioritariamente em Lamego, e das telenovelas “Ballet Rose“, “Destinos Cruzados” e “Mulheres”, será acompanhada pela pianista lamecense Joana Barradas, na declamação de diversos poemas do escritor, fazendo uma retrospetiva da sua obra, com um espaço cénico e direção do encenador Celso Cleto. O programa cultural inicia com uma breve introdução do Presidente da Câmara, Ângelo Moura, e com uma conversa entre a Vereadora da Cultura, Ana Catarina Rocha, e Manuela Vaquero, investigadora e profunda conhecedora da vida e da obra deste poeta inserido na corrente estética do neoromantismo.

Nascido a 11 de outubro de 1871, Fausto Guedes Teixeira estudou Direito na Universidade de Coimbra onde conviveu com a geração dos poetas simbolistas da época e era conhecido como “uma glória nacional”. Republicano, esteve algum tempo no Brasil. Regressado a Portugal, viveu em Lisboa onde se destacou como jornalista e no desempenho de diversos cargos públicos. No final da sua vida fixou residência em Lamego, cidade onde faleceu em 1940.

Poeta idealista e eclético, com uma produção que apresenta marcas de neoromantismo e de simbolismo, escolheu como tema principal o amor. Cantou ainda em prol das nações oprimidas e em louvor das circunstâncias políticas que lhe pareciam dignas de homenagem e às quais tributou todo o seu entusiasmo.

O projeto que agora se inicia visa trazer, definitivamente, o nome deste grande poeta para a agenda cultural do Município de Lamego.

Fonte: www.cm-lamego.pt

  • Facebook
  • Twitter
  • Linkedin
  • Reddit

Leave a Comment

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

This div height required for enabling the sticky sidebar
Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views : Ad Clicks : Ad Views :