Bloco Esquerda – Piscinas Cobertas do Complexo Municipal de Lamego
No ano de 2008, é inaugurado em Lamego o complexo municipal de piscinas composto por um conjunto de piscinas descobertas e por um edifício que compreende duas piscinas cobertas, ginásio e outros equipamentos. O período de funcionamento das piscinas cobertas foi desde a sua abertura tabelado entre os meses de setembro e junho, por se considerar que durante os meses de verão a afluência seria menor.
Após a sua abertura, o número de utentes superou as expetativas e assim se manteve durante o tempo em que esteve aberta.
A construção iniciou-se durante o executivo PSD- liderado por Francisco Lopes, e a gestão ficou a cargo da empresa Lamego Com Vida, até à dissolução desta.
Em 2018, já durante o mandato do atual executivo, é anunciado em Fevereiro o encerramento temporário das piscinas cobertas para substituição e reparação de equipamento. Procedimento normal e prudente por parte do executivo de forma a garantir a segurança dos utentes. Após este anúncio as piscinas reabrem no início de março e funcionam até início do verão desse ano.
Desde junho de 2018 que as piscinas municipais cobertas se encontram encerradas e sem data de previsão para a sua reabertura. O encerramento, inicialmente justificado por reparações técnicas, é hoje, em 2020, uma total incógnita para os utentes.
Assim e em prol dos Lamecenses, que ano após ano veem um município inativo como consequência de um executivo incapaz de investir em infraestruturas contributivas para a qualidade vida dos munícipes e inapto a fomentar investimento benéfico e sustentável para o concelho de forma a estimular o seu desenvolvimento, é primordial que esta inércia seja travada. Portanto, não se pode compreender o enceramento de uma infraestrutura que se se tornou parte da rotina de muitas e muitos Lamecenses.
Neste sentido, vamos questionar o executivo com o objetivo de dar a conhecer a toda a população os verdadeiros problemas existentes nas piscinas cobertas, bem como que medidas pretende o município por em prática para resolver esta situação.
O Núcleo do Douro Sul do Bloco de Esquerda