Bombeiros de Lamego – Informação à população
Os Bombeiros de Lamego estão a redobrar os esforços para salgar os passeios e estradas na Cidade de Lamego, devido à formação de gelo que se fez sentir esta noite.
Desta forma deixamos algumas recomendações importantes, agradecendo que respeitem as mesmas.
O gelo na estrada dificulta a capacidade de controlar o veículo e progredir de forma segura na estrada, independentemente do tipo de piso da via onde se circula.
Saiba em que condições o gelo se forma e que tipo de precauções deverá tomar, enquanto condutor, para evitar ser mais uma vítima destas condições climatéricas.
Deparar-se com gelo na estrada é um dos maiores receios de quase todos os condutores, especialmente do sul da Europa, menos habituados a estes fenómenos e com pneumáticos geralmente menos adequados.
A formação de gelo na estrada
A formação de gelo ocorre sempre que a temperatura é suficientemente baixa para a cristalização da água, esse fenómeno é frequente às primeiras horas do dia, sendo as condições mais propícias para o aparecimento de gelo. Durante a noite pode suceder exatamente o mesmo.
O local mais comum para o aparecimento de gelo, naturalmente, é onde a temperatura atinge o seu ponto mais baixo rapidamente, a saber, nas zonas de sombra, ou partes cobertas por árvores, isto ocorre tanto em estrada como em zonas de passeios.
Outro tipo de local onde o gelo aparece primeiramente é em pontes e em viadutos, devido à maior velocidade do vento nestas zonas que faz baixar rapidamente a temperatura das superfícies levando à solidificação da água existente.
Fonte: www.facebook.com/ahbvl